No município maranhense de Estreito, na região sul do estado, cerca de 99,38% das compras governamentais são feitas em empresas do próprio município. A informação foi divulgada pelo prefeito do município, Cícero Neco Morais, o Cicin, durante o lançamento da 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), realizado nessa sexta-feira (24), no Centro de Convenções do Sebrae.
“Quando a prefeitura se preocupa em fazer compras governamentais no próprio município, a economia naturalmente se aquece e a arrecadação aumenta. Conseguimos o feito de ganhar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor porque o Sebrae foi parceiro. Por isso, uma dica aos demais prefeitos do Maranhão: busquem os técnicos do Sebrae, que podem ajudar muito”, afirmou Cicin, que compartilhou um pouco dos efeitos positivos da implantação da Lei Geral de Microempresas e Empresa de Pequeno Porte; experiência que lhe colocou entre os 12 vencedores nacionais do PSPE.
Além de Cicin, o Sebrae do Maranhão convidou o prefeito da cidade paraibana de Bananeiras, Douglas Lucena, que também foi premiado no ano passado com o PSPE na categoria “Melhor Projeto Regional Nordeste”, para mostrar como o prêmio tem ajudado o seu município, que tem apenas 22 mil habitantes.
“Uma das metas é desenvolver a cidade pelo fortalecimento da economia e fizemos isso ao desenvolvermos mecanismos que apoiassem o estabelecimento e crescimento das micro e pequenas empresas (MPE). Por isso, o apoio que recebi foi imprescindível, até porque o Sebrae está sempre na vanguarda”, disse Lucena.
Municípios
As inscrições para o 9º PSPE já estão abertas e, de acordo com o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, quatro municípios maranhenses já estão regularmente inscritos. “Os prefeitos de Colinas, Governador Nunes Freire, Santa Helena e Urbano Santos já buscaram o Sebrae e estão devidamente inscritos nesta 9ª edição do prêmio”, informou em primeira mão.
Martins estimulou os prefeitos presentes a seguirem o exemplo dos candidatos já inscritos, por entender que a premiação é um incentivo para que as condições sociais e econômicas dos municípios vivenciem uma melhora significativa. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor trabalha isso: a disseminação da cultura empreendedora com estímulo de políticas públicas de desenvolvimento e a difusão de ideias criativas que fomentam a criação e o crescimento de pequenos negócios nos municípios, fazendo com as pessoas ganhem, a arrecadação municipal ganhe – e tudo isso partindo da implementação da Lei Geral”, assinalou o superintendente do Sebrae.
Presente no evento, o vice-governador Carlos Brandão afirmou que o momento de ajuste econômico que o país está passando exige maior cautela dos gestores públicos. “Precisamos ser criativos porque o dinheiro está menor e as despesas continuam crescentes. O momento é de reflexão. O Sebrae e o Sistema “S” têm um papel chave por terem grande capacidade de treinar e capacitar maranhenses para enfrentar este momento. O Sebrae tem programas prontos para serem aplicados”, assegurou Brandão, que representou o governador Flávio Dino.
Ao todos, 19 prefeitos e representantes de outras nove prefeituras estiveram presentes no lançamento. Coordenadora Nacional do PSPE, Denise Donati, ficou satisfeita com o que viu durante o lançamento estadual do Prêmio. “O Maranhão já teve dois vencedores nacionais, um na quinta edição e outro na oitava edição. É um estado que tem se saído e depoimentos de vencedores como os que ouvimos aqui que estimulam a participação de novos gestores”, comentou Denise.
Comentários