Prefeito Dr. Jansen diz que implantação é desafio

Sítio Novo - Em parceria com o governo federal, a prefeitura de Sítio Novo implantou o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A solenidade de inauguração aconteceu no último sábado, às 18h, e contou com várias autoridades políticas da região e um grande número de populares que prestigiaram a mais recente conquista na área da saúde municipal.
“Enquanto muitos municípios estão assinando termos de devolução da unidade móvel doada pelo governo federal por falta de condições financeiras para a implantação do programa, Sítio Novo faz exatamente o contrário. Recebemos a unidade móvel e abraçamos o desafio de implantação do SAMU em nosso município, mesmo sabendo do alto custo que é mantê-lo em funcionamento. Essa atitude do prefeito Dr. Jansen demonstra seu compromisso com o povo de Sítio Novo”, disse durante seu pronunciamento o secretário municipal de Saúde, Dr. Charles Humberto. Suas palavras receberam o endosso do diretor do Hospital Regional de Imperatriz e representante do governo estadual no evento, Dr. Sansão. “O serviço que o prefeito Dr. Jansen disponibiliza à comunidade através do SAMU é confirmadamente o que há de melhor em atendimento médico de urgência no Brasil. Poucas cidades desse porte contam com um serviço médico permanente de tamanha envergadura como esse. Sua atitude mostra mais uma vez seu comprometimento com a administração pública de Sítio Novo”.
O prefeito Dr. Jansen agradeceu o apoio do seu grupo político, em especial dos vereadores que têm, segundo ele, o mesmo comprometimento que ele com o município de Sítio Novo. “Ações como essa requerem muito empenho e coragem. Todos sabem das dificuldades econômicas que os municípios passam hoje em dia, aqui não é diferente, temos inúmeros motivos para alegar a não implantação de um programa como esse que traz uma série de gastos ao município. Só com o apoio de todos os que comungam conosco diariamente e sabem da importância desse investimento para a saúde de Sítio Novo é que encaramos esse desafio e hoje estamos implantando esse grandioso serviço médico de urgência em nosso município. Meus agradecimentos a todos, em especial aos vereadores que apoiam essa administração”.
Estiveram presentes o vice-prefeito Otávio Paixão, o presidente da Câmara, vereador Félix Leda, e os vereadores Sebastião Santana, Gracineide, Teodoro, Lázaro Pinheiro, Ivonildo e Menervaldo, além do ex-prefeito João Alfredo, secretários, assessores e diretores de autarquias municipais.
Na ocasião, a coordenadora do programa em Sítio Novo, enfermeira Mara Gleys, apresentou a equipe composta por doze pessoas que integram o SAMU. Ao todo, são 04 técnicos de enfermagem, 04 condutores, 02 vigilantes e 02 zeladores. A central está situada na Rua Euclides Neiva, nº 192, esquina com a Rua Leontino Nascimento, no centro da cidade. O atendimento é oferecido 24 horas e pode ser solicitado pelo telefone 192.
O coordenador do SAMU 192 na região, enfermeiro Weverton Araújo, pediu em seu pronunciamento que todos cuidem para que o serviço hora oferecido não sofra com trotes ou chamadas irrelevantes à magnitude do serviço, pois isso poderá acarretar em possíveis perdas de vidas. “Deveremos ter a consciência de que o SAMU deverá ser solicitado para casos de urgência. Pequenas ocorrências que poderão ser feitas de maneira mais tranquila não deverão ter prioridade em detrimento de casos mais complexos que requerem toda a concentração da equipe de profissionais que realizarão atendimentos de urgência. O SAMU é um bem adquirido certamente com muito empenho. Parabenizo o prefeito Dr. Jansen e a comunidade de Sítio Novo pela implantação do programa nesse município. Estaremos prontos e à disposição para o apoio necessário ao bom desempenho deste serviço em Sítio Novo”, finalizou o coordenador. (Carlos Henrique Lobato)