Sítio Novo - A prefeitura de Sítio Novo, através de ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde, deu início à implantação do PSE – Programa Saúde na Escola. A programação de abertura aconteceu na manhã dessa terça-feira, 17, às 08h, na Escola Municipal Santa Teresinha, bairro Vila Nova. O tema escolhido foi Escola e Saúde: “Educando para uma vida saudável”. O professor Jean Carlos e o Dr. Charles Humberto, secretários de Educação e Saúde, respectivamente, participaram da solenidade de abertura.
A dinâmica de trabalho contou com temas como Direitos da Criança e do Adolescente, Sexualidade, Obesidade, Bulling e Álcool e Drogas. Para a implantação do PSE, a prefeitura está disponibilizando vários profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e comunicação social. O programa conta ainda com o apoio e a participação do Conselho Tutelar de Sítio Novo. Os alunos realizaram várias apresentações para ilustrarem situações do cotidiano de quem enfrenta problemas relacionados aos temas abordados. Em seguida, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e conselheiros tutelares proferiram palestras com a ajuda de recursos áudio visuais para centenas de alunos do turno matutino.
Dr. Charles Humberto, secretário municipal de Saúde, falou sobre o objetivo do programa. “O principal objetivo é trazer para o ambiente escolar ações ordenadas que visam a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Com isto, espera-se um nível básico de conscientização e formação dos parceiros (professores, conselheiros tutelares, profissionais de saúde) para trabalharem temáticas voltadas para a saúde no ambiente escolar, bem como aumentar o conhecimento dos alunos, principais alvos do programa”.
A professora Raelita Pinheiro, diretora da Escola Municipal Santa Teresinha, disse que o programa vem de encontro às necessidades dos alunos e dos profissionais que lidam com eles no dia a dia. “O PSE é um programa excelente que certamente contribuirá muito para a educação de todos”. O secretário de Educação, professor Jean Carlos, falou sobre a importância do PSE e disse que sua implantação se estenderá para outras escolas do município. “O intercâmbio entre profissionais da educação e saúde certamente irá trazer um grande avanço na área de conhecimento pertinente aos principais temas propostos pelo programa. Este ano serão contempladas sete escolas pelo PSE. Destas, três são da zona rural e as outras quatro da zona urbana”. O secretário disse ainda que a meta do programa é ampliar este quantitativo para o ano letivo de 2013. (Carlos Henrique Lobato)