Senador La Rocque - Cada vez mais as escolas estão proporcionando ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para o estudo, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, fatores que refletem no aprendizado e no seu desempenho. Pensando isso, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, vem realizando obras de reforma e ampliação de escolas. No início do ano, foram iniciadas as reformas da Unidade Escolar Dom Pedro II, Unidade Escolar Cumaru, Edison Lobão, Silva Nunes e Creche Nazaré.
O secretario de Educação, Ivaldo Costa, enfatizou que até o final do ensino médio o aluno terá passado aproximadamente 13 mil horas dentro da escola. "A arquitetura escolar está passando por um processo de evolução e redefinição de conceitos para tornar-se um ambiente cada vez mais estimulante ao aprendizado de seus alunos e a serviço da comunidade que a cerca".
Para o prefeito Chico Nunes (PV), a experiência da criança com o ambiente escolar é sempre marcante. A escola é de fato sua segunda casa, é um lugar onde se passa grande parte do dia. "A escola tem que ser pensada de forma diferente. É um tipo de edificação por onde todos nós passamos e convivemos diariamente com pessoas diferentes. Por isso, quando chamamos a escola de 'segunda casa', não é um exagero", destaca o prefeito.
O desafio maior da arquitetura escolar é tornar o ambiente interessante, vibrante e incentivador para os estudantes de forma que eles não encarem a escola como um purgatório, apenas cumprindo a rotina escolar mecanicamente, mas sendo realmente um lugar agradável e confortável, de fato sua segunda casa. (Regivaldo Alves)