Durante os 16 anos em que esteve no Congresso, Sebastião Madeira ficou conhecido como o “deputado da água”, devido ao seu empenho em resolver o problema da falta deste líquido em diversas localidades. No último domingo (11), o hoje prefeito voltou a justificar sua fama ao inaugurar um poço artesiano no povoado Olho d’Água dos Martins, localizado a cerca de 40 km do centro de Imperatriz.
Ao evento de inauguração compareceram os secretários de Agricultura, José Fernandes Dantas; de Trânsito, José de Ribamar Alves Soares, o Cabo Jota Ribamar; e de Infraestrutura, Roberto Alencar. Também estavam presentes os vereadores Hamilton Miranda, Alberto Sousa, Raimundo Roma, José Carneiro Santos, o Buzuca, e Francisco das Chagas Alves, o Chagão.
Os moradores fizeram questão de deixar clara a sua satisfação com a obra. Na principal rua do povoado, duas faixas foram penduradas com frases de agradecimento ao prefeito. Na primeira, havia a frase “Obrigado, Madeira, pela água. 30 anos de espera”. Já na segunda, estava escrito “30 anos de espera. Agora temos água em abundância. Obrigado, Madeira”.
O morador Sebastião Ferreira falou sobre o sentimento da população, deixando claro o caráter humanitário da obra. “Não tem nada melhor que água. Água é vida. (Essa obra) Foi uma coisa muito boa que o nosso prefeito fez foi [trazer] essa água, porque não dá para ficar carregando lata d’água na cabeça em uma época dessas, é desumano. Ele [prefeito] viu isso e trouxe essa obra maravilhosa para cá”, disse.
Também moradora do local, a dona de casa Maria Altina dos Santos resumiu seu sentimento com a chegada da água às torneiras de sua casa. “Achei bom demais. Não poderia ser melhor”, argumentou.
O último poço construído em Olho d’Água dos Martins tinha, apenas, 60 metros de profundidade, capaz de gerar cerca de mil litros de água por hora. A obra foi executada durante a gestão do ex-prefeito José de Ribamar Fiquene (1983-1988). Com o crescimento do povoado, este poço deixou de ser suficiente para o abastecimento de todas as casas.

Novo poço e mais obras
O poço artesiano, inaugurado no último domingo, tem, aproximadamente, 330 metros de profundidade e capacidade para extrair cerca de 15 mil litros de água por hora (15 vezes mais que o antigo).
Segundo o secretário de Agricultura de Imperatriz, José Fernandes Dantas, a obra foi executada pensando no crescimento do povoado. “Com essa capacidade de extração, esse poço pode atender entre 15 e 20 mil pessoas. Ele foi perfurado com essa dimensão porque acreditamos que este município vai crescer”, explicou. Atualmente, a localidade possui cerca de 500 moradores.
O prefeito Sebastião Madeira também falou sobre o crescimento do povoado, garantindo ter sido esse processo o responsável pela incapacidade do antigo poço atender a toda a população de Olho d’Água. “Era um problema grave. O dr. Fiquene, quando foi prefeito, há trinta anos, fez um poço que, na época, dava [para abastecer], mas o povoado cresceu e, hoje, o poço não dá mais”, explicou o prefeito.
Olho d’Água também ganhou iluminação pública e as principais ruas do local serão asfaltadas. Além disso, a Suzano Papel e Celulose, em parceria com a Prefeitura, vai construir a maior escola de tempo integral localizada em uma cidade do interior do estado. Esta escola será entregue ao município e deverá atender a todo o povoado e povoados vizinhos. (Comunicação)