Sítio Novo-MA - Sob o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, foi realizada na última terça-feira, 20, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Sítio Novo.
A Conferência foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
Participaram da abertura dos trabalhos o prefeito Dr. Jansen; o presidente da Câmara, vereador Félix Leda; o secretário de Saúde, Dr. Charles Humberto, além dos representantes dos segmentos dos usuários, dos prestadores de serviços, dos povos indígenas e dos trabalhadores da área da saúde.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Dr. Jansen falou sobre as dificuldades enfrentadas na área da saúde e fez uma explanação geral sobre o trabalho do executivo e os avanços na saúde conseguidos pelo governo municipal até o momento. “Apesar das dificuldades, nossa saúde é atuante, contamos com profissionais comprometidos e temos feito todos os esforços possíveis para que os avanços continuem acontecendo. Nossos postos de saúde espalhados na zona rural estão funcionando. Em todos temos um auxiliar de enfermagem e visitas semanais de enfermeiros e até de médicos, como é o caso do povoado Boa Lembrança”.
Ele acrescentou dizendo que a farmácia básica, mesmo com o sub-financiamento que há, está com todos os medicamentos e conta até com outros que não fazem parte da lista do programa.
No tocante ao serviço de urgência, disse ainda que está buscando o apoio do governo estadual e federal para a construção de um hospital em Sítio Novo, haja vista que o existente no município funciona em um prédio alugado.
“Precisamos de um hospital que contemple as exigências do SUS, com mais comodidade e modernidade para pacientes e profissionais da saúde. Estamos buscando incansavelmente esse convênio”.
Dando continuidade à conferência, o secretário de Saúde expôs sobre a situação da saúde no município. “Nos últimos anos, conseguimos ampliar a rede assistencial do município com a implantação de serviços médicos como pediatria, ultrassonografia, endoscopia; contratamos nutricionista, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, dentistas; ampliamos o número de equipes de saúde da família; implantamos o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); temos uma das menores taxas de mortalidade materna e infantil no estado; temos uma das maiores coberturas vacinais, alcançando a meta nacional; descentralizamos a farmácia básica para as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da zona rural. Enfim, mesmo diante das adversidades e dificuldades peculiares à saúde brasileira, conseguimos com os esforços da atual administração avançar consideravelmente nos indicadores que norteiam a nossa saúde. Avanços estes estampados nas faces dos nossos munícipes sitionovenses”, disse.
O gestor de Saúde da Regional de Barra do Corda, Antônio Portilho Fonseca Filho (Dr. Fonseca), participou de boa parte dos trabalhos e ao final, elogiou as ações desenvolvidas pelo município na área da saúde.
“O prefeito de Sítio Novo, Dr. Jansen, é médico e sabe bem as necessidades da saúde, pois viveu e vive os dois lados da administração, tanto como profissional quanto como gestor, e está buscando sanar as mazelas da saúde municipal e os seus indicadores indicam que está no caminho certo”.
Além do Dr. Fonseca, esteve presente na Conferência o senhor Daniel Sales, representando o Conselho Estadual de Saúde, que explanou sobre o papel do controle social na gestão da saúde.
No decorrer do dia, foram criados grupos de trabalho, de onde saíram sugestões e propostas para serem incorporadas ao Plano Plurianual de Saúde do município, bem como para serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde. Além deste, foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.
Finalizando, o secretário Charles Humberto agradeceu o apoio do legislativo, bem como do executivo, além dos mais de 200 participantes do evento. (Por Carlos Henrique Lobato)
Publicado em Regional na Edição Nº 14211
Comentários