Centenas de fiquenenses prestigiando o Festival de Poesia

Ribamar Fiquene – Começou na quinta-feira, 1º de dezembro, e termina hoje à noite, no Centro Paroquial Irmão Maria Pia, o IV Festival de Poesia e Canto promovido pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. A ideia é abrir espaço livre para apresentar os estilos poéticos, envolvendo alunos, professores e a comunidade e descobrir talentos.
O projeto é uma iniciativa da secretária de Educação, Ivoneide Pereira, que reúne na sua equipe as professoras Helia Maria e Francisca Aragão, além dos colaboradores Arinaldo Marinho, Edvan Araújo e Francilene Silva, que coordenam todo o programa de atividades antes e durante os três dias do Festival de Poesia, que deverá se encerrar neste sábado à noite.
O prefeito Dioni Alves declarou que a realização do IV Festival de Poesia e Canto é um evento que a cada ano cresce na opinião pública e descobre novos talentos que precisam apenas de oportunidades para continuar desenvolvendo a riqueza dos seus dons poéticos e artísticos. Todo o trabalho apresentado neste evento reflete o potencial sócio-cultural e educativo que nasce do âmago da nossa gente humilde, pessoas adultas e crianças que ajudam a construir as coisas boas e aproveitáveis na história de Ribamar Fiquene.
A secretária Ivoneide Pereira destacou a integração participativa das escolas municipais tanto da zona urbana quanto da zona rural, com os alunos fazendo belíssimas apresentações na interpretação dos seus poemas. Ressaltou que uma equipe formada por três jurados acompanha a desenvoltura dos participantes, que julgados e de acordo com o resultado da classificação, serão premiados.
O prefeito Dioni Alves prestigiou a solenidade de abertura do Festival de Poesia e Canto acompanhado da secretária de Educação, Ivoneide Pereira; da Assistência Social, Edla Karla Sousa; da Cultura e Esporte, Edvan Araújo; da Saúde, Joel Zemf; da Administração, Kely Pinto e Alciony Ferreira; do vice-prefeito, Luís Sabino; dos vereadores Pedro Silvino, Arcanja Lima, Raimundinho da Lobão e a vice-presidente da Câmara, Betânia Edivirgem Lima.
O primeiro dia do evento foi marcado pelo apoio de centenas de pessoas que assistiram a um belo espetáculo poético complementado com um cancioneiro especial que recebeu exaustivo aplauso.
Ontem (02), a segunda noite, o desfile de apresentações começou com os resultados das notas dos jurados do dia anterior. Em seguida, a interpretação para os poemas inéditos apresentados pelos estudantes nas categorias infantil, juvenil e adulto.
No encerramento programado para hoje à noite, às 19h30, Momento Espiritual; 20h - Momento Cultural; 20h15 - Ofertório dos Quilombos – alunos da Escola Nice Lobão; 20h30 - Introdução da Educação das Relações Étinico Raciais; 21h - Desfile Afro Descendente e 21h30 - Premiação dos Vencedores do Festival.
“Todas as meninas e todos os meninos nascem livres e têm a mesma dignidade e os mesmos direitos. Nenhuma vida vale mais do que outra diante do fato de que todas as crianças e todos os adolescentes são iguais”.