Ribamar Fiquene - A prefeitura efetuou ontem (06) o pagamento do décimo quarto salário aos professores que efetivamente cumpriram a carga horária de 40 horas na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2011. Também foi efetuado o pagamento de fevereiro aos servidores municipais de acordo com o que estabelece o calendário de pagamento de salários.
A secretária de Finanças, Alciony Ferreira, informou que a prefeitura pagou o décimo quarto salário repartindo entre os profissionais do magistério a sobra de caixa no valor de R$ 403 mil da gestão financeira dos 60% do Fundeb, exercício de 2011. Antes de deliberar sobre a ordem do pagamento o prefeito Dioni Alves (PSDB) se reuniu com a presidente do Sintespurf, Maria Núbia Altino Cruz, para discutir os critérios que foram adotados para o rateio de modo a não prejudicar professores.
Dioni Alves declarou que a prefeitura paga o piso salarial desde 2009, valorizando o professor em sala de aula, estimulando esses profissionais para desenvolverem atividades sócio-educativas de qualidade. Considerando que o rateio é referente à sobra de caixa ao longo do ano letivo de 2011, não é nada novo, porque já foi realizado nos anos anteriores, embora neste momento o ganho seja significativo.
Alciony Ferreira destacou que o fator passivo para a transparência do procedimento adotado pela Prefeitura de Ribamar Fiquene é que os professores da rede municipal de ensino estão recebendo o que tem direito a receber. Afirmou ainda que a LDB estabelece o percentual mínimo dos recursos destinados à Educação Básica que deve ser gasto com o pagamento dos salários dos professores em efetivo exercício, cujo compromisso vem sendo cumprido na gestão do prefeito Dioni Alves.
Quanto ao salário de fevereiro pago aos servidores das secretarias da Administração, da Cultura, da Assistência Social, do Gabinete, da Infraestrutura, da Agricultura, do Peti, do Conselho Tutelar e setores da Educação e da Saúde, a secretária Alciony Ferreira disse que é uma meta adotada pelo governo municipal de Ribamar Fiquene que tem se preocupado em melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do serviço público.
Publicado em Regional na Edição Nº 14346
Comentários