Resgatar a autoestima dos pequenos agricultores rurais do município e aumentar a produção no campo. Esse é um dos objetivos do prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira, que vem intensificando apoio aos pequenos produtores rurais.
Por determinação do gestor, o homem do campo vem recebendo atenção especial da Secretaria de Agricultura, que tem disponibilizado ações no sentido de melhorar o conhecimento dos mesmos.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Alessandra Silva, confirmou parceria do município com SEBRAE, Banco do Nordeste e outras instituições importantes no desenvolvimento e fortalecimento dos produtores.
A parceria fechada com o SEBRAE no início do ano resultou em uma importante reunião com representantes da Câmara de Vereadores, produtores rurais e a Secretaria de Agricultura, onde discutiram sobre investimentos e projetos a serem implantados para melhorar a produção.
No último sábado, o terceiro encontro com pequenos produtores rurais do município reuniu, no povoado Capemba D’Água, dezenas de produtores que participaram de palestras e tiraram dúvidas com técnicos da AGERD e veterinários.
De acordo com a secretária Alessandra Silva, a cada reunião os produtores vêm tendo a oportunidade de tirar dúvidas. Ela citou, por exemplo, a reunião com o SEBRAE, onde foi discutido sobre os projetos a serem implantados no município.
Na oportunidade, a representante do órgão, Márcia Maria, reafirmou parceria com o município e se comprometeu em preparar os produtores para solucionar os problemas enfrentados por eles.
Na Capemba D’Água, o prefeito Jairo Madeira disse que quando assumiu o governo, em janeiro deste ano, as estradas estavam cortadas e o escoamento da safra comprometido, os produtores estavam isolados. “O nosso esforço e o apoio dos parceiros, entre eles os pequenos produtores, melhoramos as condições das estradas e consequentemente a qualidade de vida”, disse Jairo.
Para Adonias Pereira da Costa, 67 anos, 25 deles morando no povoado Capemba D’Água, esse é um momento importante para os pequenos produtores. “Aqui os produtores estavam desacreditados. Para se ter uma ideia, eram três associações e hoje não temos nenhuma”, disse.
O pequeno produtor rural disse que há cerca de dez anos produzia 180 litros de leite dia e hoje a sua produção é de apenas 100 litros dia. “Aqui nós tínhamos 12 fábricas de farinha e hoje não temos quase nada. A produção reduziu em quase 90 por cento”, comentou.
Adonias disse ainda que a fiscalização contra as queimadas e a falta de apoio dos gestores fez com que a produção despencasse. “Não temos acesso, as estradas estão em péssimas condições, não temos assistência técnica nem incentivo dos governos estadual e municipal. Aqui deixamos de produzir por falta de assistência técnica”.
A secretária Alessandra Silva disse ainda que a Capemba D’Água foi responsável pela maior produção de farinha da região. De acordo com os números dos próprios produtores, as doze fábricas de farinha produziam cerca de 500 quilos de farinha por semana.
“Estamos resgatando esse compromisso entre o município e os pequenos produtores rurais. Contamos também com parceiros para qualificar nosso produtor e com os recursos que estamos buscando esperamos colocar nossa cidade no caminho do desenvolvimento da produção agrícola”, disse Alessandra.
Parceiros
A veterinária Tahysa Sousa (Eurofarma) foi uma das palestrantes do evento e falou sobre a importância dos pequenos agricultores estarem atentos às tecnologias e à correta aplicação da medicação nos animais bovinos.
Alessandra Silva disse que no último mês de março se reuniu com os pequenos produtores rurais e falou sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O programa estipula que pelo menos 30% da alimentação escolar sejam adquiridas junto aos pequenos produtores e para isso é necessário que eles estejam capacitados e organizados em forma de associação e cooperativas.
Alessandra voltou a afirmar que hoje apenas a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado São Domingos encontra-se apta para fornecer os produtos para o município e que os mesmos devem seguir o mesmo caminho.
Alessandra disse também que a AGERP – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, terá um papel importante nesse processo de melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais.
Alessandra confirmou que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado São Domingos já recebeu a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, e está apta a trabalhar com o município.
Comentários