Com esforços conjuntos dos órgãos do município, diversas medidas de prevenção ao Coronavírus têm sido realizadas em João Lisboa. Entre elas, o fechamento de comércios não-essenciais, da tradicional feira livre, barreiras sanitárias em pontos estratégicos, desinfecção de espaços públicos, fiscalização de respeito às regras de distanciamento social em filas e reforço de decretos municipais.
Apesar das medidas, a realidade em diversas cidades brasileiras esbarra na falta de conscientização da população, que mantém a realização de encontro privados, ou mesmo em locais públicos. Por isso, o prefeito Jairo Madeira reforça que os decretos e recomendações dos órgãos de saúde sejam respeitados.
"Nosso hospital presta apenas atendimentos básicos, e nos casos mais graves dependemos do hospital de referência na região, que é o Macrorregional, que já se encontra em grave situação de lotação. Precisamos do apoio da população e da conscientização de cada um. A prevenção é o melhor e mais poderoso remédio que temos no momento. Fiquem em casa e mantenham o maior distanciamento possível", pede o prefeito Jairo Madeira.
Em vigor até o dia 10 de maio, o Decreto Nº 28/2020 prorrogou o isolamento social, o fechamento do comércio não-essencial e estabeleceu o uso obrigatório de máscaras, mesmo quando ainda não haviam casos confirmados no município. No entanto, levando em consideração o agravamento da situação epidemiológica em âmbito local, em sintonia com os demais Entes Federativos, uma nova prorrogação deverá ser anunciada ao término do prazo.
Sobre a transparência de dados, a secretária Wilka Vasconcelos informa que o boletim está sendo publicado constantemente nas redes sociais do município e foi criado um portal específico com informações sobre o Coronavírus, com a situação epidemiológica e prestação de contas dos recursos investidos, bem como empresas contratadas, datas e valores. O portal pode ser acessado por meio do próprio site da Prefeitura. "Infelizmente as pessoas compartilham informações falsas, pelo que ouviram falar ou acham, mas enquanto órgão público, só divulgamos informações oficiais e devidamente comprovadas juntos aos órgãos de saúde do estado". (ASCOM)
Publicado em Regional na Edição Nº 16625
Prefeitura de João Lisboa reforça medidas de prevenção ao Coronavírus
Com casos confirmados e registro de óbito, órgãos pedem apoio e conscientização da população
Comentários