O diretor geral do Detran, Antônio Nunes, e o prefeito Jairo Madeira

A Prefeitura de João Lisboa realizou nessa quarta-feira (20) o convênio de municipalização do trânsito com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). O prefeito Jairo Madeira se reuniu com o diretor geral do Detran, Antônio Nunes, na sede do departamento, em São Luís, para a assinatura do documento.
“A municipalização do trânsito é uma ferramenta importante no combate aos acidentes. No interior do Estado temos os piores índices de acidentes, e por trás da violência no trânsito está o desrespeito às leis, o que também é recorrente”, avalia Antonio Nunes, diretor geral do Detran-MA.
A prefeitura de João Lisboa possui um Departamento Municipal de Trânsito e com a assinatura do convênio vai municipalizar a execução da legislação de trânsito. “O objetivo do convênio é organizar o trânsito da cidade, muitos dirigem ainda sem ter habilitação, conduzem motocicleta sem capacete. O desrespeito à norma é muito grande”, conta o prefeito.
Com o convênio, o município passa a recolher o valor pago pelas multas cometidas na cidade e poderá iniciar o processo de municipalização, passando a ser incluído no Sistema Nacional de Trânsito. Entre os benefícios da municipalização estão, por exemplo, convênios com o Governo Federal para disciplinamento do trânsito e a realização de atividades de educação para o trânsito.
“Com a municipalização que assinamos teremos uma melhora significativa no trânsito de João Lisboa. A cidade está sinalizada com placas e também com sinalizações horizontais, mas infelizmente alguns condutores não respeitam as leis. Agora, após a assinatura do convênio, a história será diferente”, disse Jairo Madeira.