A Secretaria Municipal de Educação de João Lisboa continua realizando capacitações aos professores da rede municipal. Ontem mais um curso de qualificação foi realizado no auditório da secretaria.
De acordo com a professora Odinéia da Conceição Nunes, coordenadora geral do Núcleo de Educação Especial, a capacitação oferta aos professores condições especiais para atender ao público que necessita dessa especialidade.
O AEE – Atendimento Educacional Especializado tem como objetivo formar os educadores para trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência auditiva, dando a eles melhores condições no aprendizado.
Odinéia Conceição disse à reportagem que a cidade de João Lisboa trabalha hoje com sete alunos que necessitam do apoio e incentivos dos governos e que isso está dentro do contexto da Política Nacional da Educação Especial.
“Trabalhamos com a perspectiva de uma gestão presente na vida do cidadão. Com isso, estamos dando uma melhor qualidade de vida a eles, essa é a orientação do secretário Davison Sormane”, garantiu Odinéia.
Para isso, a coordenadora geral do programa em João Lisboa conta com o apoio de uma equipe formada por mais três professores: Iranir Sampaio, coordenadora da educação especial; Maria José, sala de recursos, e Raimunda dos Anjos, que é psicopedagoga.
A capacitação realizada no auditório da SEMED foi ministrada pela professora Conceição de Maria – graduada em Letras pela UEMA e com especialização na área de educação especial.
Conceição de Maria ministrou sobre a Abordagem Bilíngüe na escolarização de pessoas com surdez, mas disse ainda que seja necessário que o município conheça e acompanhe de perto a realidade do público alvo.
O curso, que tem uma carga de 80 horas, irá capacitar todos os professores que atuam na área da educação especial para que os mesmos saibam identificar o aluno com deficiência auditiva.
Conforme os dados da Secretaria de Educação de João Lisboa, dos sete alunos especiais, cinco estudam na Unidade Integrada Nicolau Dino, além do professor, os estudantes também são acompanhados por um intérprete.
O prefeito Jairo Madeira (PSDB), em recente evento realizado pela SEMED, garantiu aos educadores e à população que o município dará todas as condições para uma educação de qualidade.
Recentemente. o município de João Lisboa aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que visa uma melhor assistência à educação de base.
Entenda o SisPacto
O SisPacto é o sistema de monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa disponibilizado no SIMEC (http://simec.mec.gov.br). Os principais atores envolvidos na execução das ações do Pacto terão acesso ao SisPacto, de forma gradativa. Neste sentido, é muito importante que você entenda que: O acesso ao SisPacto foi disponibilizado, inicialmente, apenas para os Dirigentes de Educação com cadastro ativo no módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR) e os Coordenadores locais. No primeiro trimestre de 2013, tanto os Orientadores de Estudo quanto os Professores Alfabetizadores também poderão utilizar esta ferramenta.
A substituição do coordenador local só pode ser feita pelo Dirigente de Educação do município ou do estado cujo cadastro esteja ativo no módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR), também no SIMEC. Para tanto, basta que ele(a) acesse o SisPacto e clique no símbolo, procedendo à substituição.
No caso dos Orientadores de Estudo, depois de concluir o cadastro no SisPacto e enviar para análise da IES, não é possível substituí-los.
Comentários