O prédio que sediará o campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) no município de Estreito, construído pela prefeitura, com o investimento de, aproximadamente, R$ 6 milhões, será entregue nesta sexta-feira (10), às 15h, compondo a programação do aniversário de 37 anos da cidade.
A solenidade contará com a presença da gestão superior da universidade, autoridades municipais e estaduais, além de representantes do legislativo e judiciário. As tratativas para a parceria do município com setores do Governo do Estado e a UemaSul iniciaram ainda em 2017. De lá para cá, todas as providências necessárias foram tomadas para a implantação da universidade em Estreito.
"Tudo começou com uma audiência pública onde ouvimos e debatemos, com a sociedade estreitense, os seus anseios e perspectivas. Nos dedicamos, então, a um profundo estudo técnico, avaliando do ponto de vista administrativo e acadêmico as diretrizes dessa implantação", explicou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.
Em 2018 foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Maranhão a lei que criou o Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), no Campus Estreito, com os cursos de Engenharia Agronômica, Letras Português e Ciências Naturais com habilitação em Matemática e Física.
~No mesmo encaminhamento, também, foi contemplada a criação de 10 vagas para concurso público aos professores. Desta forma, o campus Estreito já inicia com professores efetivos, o que facilita a sua consolidação", explicou o vice-reitor Expedito Barroso.
A doação do prédio à UemaSul aconteceu em sessão ordinária na Câmara Municipal de Estreito, em março deste ano. Por unanimidade, os vereadores aprovaram o ato do prefeito.
"Esperamos que essa obra possa mudar a vida das pessoas, do jovem que não podia dar continuidade aos estudos após o término do ensino médio, por não ter como se deslocar para outra cidade, e de todos os outros cidadãos das cidades vizinhas", afirmou o prefeito de Estreito, Cícero Neco.
Publicado em Regional na Edição Nº 16376
Comentários