Será reaberto nesta segunda-feira (15), o aeroporto municipal Brigadeiro Lysias Augusto Rodrigues, localizado no município de Carolina, distante 840km de São Luís. A pista fechada há vários anos, será colocada em pleno funcionamento a partir das 13h após cerimônia de reabertura que deverá contar com autoridades do turismo e governo do Maranhão. Em seguida o aeroporto terá seu primeiro pouso autorizado a partir de aeronave de 30 lugares operado pela empresa Sete Linhas Aéreas que passa a comercializar o destino.
Para voltar a funcionar oficialmente, o local precisou passar por diversas intervenções e readequações previstas pela Agência Nacional de Aviação Civil e Infraero, e executadas pela Prefeitura de Carolina com o objetivo de retomar a expansão turística e de negócios da região.
“Participamos de todas as tratativas para o êxito da operação que contou com a decisão do Governo do Estado que reduziu a alíquota de ICMS do Querosene de Aviação (QAV) permitindo o interesse de empresas comerciais. O município atuou na plena readequação e reforma prevista pelo órgãos da aviação para sua reabertura”, detalhou o prefeito Ubiratan Jucá.
A operação, ainda de acordo com o prefeito, vai movimentar a economia além do fluxo de visitantes, os setores hoteleiro e turístico da região. “Carolina é conhecida como a cidade das águas e agora começa a chamar a atenção não apenas nacionalmente como também internacionalmente. Teremos já no aeroporto amostras de nosso artesanato, informações do município e seu potencial além de material que possa direcionar os visitantes”, enfatizou.
Readequação do Aeroporto
A pista do Aeroporto conta com cerca de 1.800m que foi totalmente periciada por técnicos da empresa Sete Linhas Aéreas, representantes da Infraero além da engenharia do município. As áreas de embarque e desembarque e a estação de passageiros passaram por total reforma, rampas de acesso foram construídas, muro e cerca de contenção, além de pintura, sinalização, e serviços de limpeza de todo o entorno.
Os voos ocorrerão três vezes por semana partindo de Brasília com escalas em Palmas e Araguaína, por meio de uma aeronave de 30 lugares. Em Araguaína deverá realizar conexão em aeronave Caravan, e em seguida o destino Carolina.
Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas se tornou um parque em 2005, e é uma das mais novas reservas do país. Em seus 160 mil hectares de Cerrado, há florestas de buritizais, cânions, cavernas e cachoeiras, como as de São Romão e da Prata além de Itapecuru.
Outras atrações são o trakking até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas, como a que leva até o Morro do Chapéu. Visitas e práticas esportivas só podem ser realizadas com o acompanhamento de guias de agências especializadas em esporte de aventura.
Comentários