Buritirana - Nesta terça-feira (7), terá início em todo o Brasil a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Prefeitura Municipal de Buritirana elaborou, através da Secretaria de Assistência Social, uma vasta programação alusiva ao evento. Na terça-feira (7), nas escolas da rede municipal, será feita uma mobilização com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS, CREAS) e Conselho Tutelar.
No dia 13 de maio, a programação segue com um pit stop que será realizado no Posto de Combustível Shallon (entrada da cidade) e Feira Municipal (Praça Nossa Senhora da Conceição), às 8h. O principal objetivo da ação é buscar junto à comunidade e aos visitantes, viajantes que passam constantemente no município, a conscientização sobre a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na blitz todos os carros e motos serão adesivados.
Dia 14, o movimento será na quadra poliesportiva na cidade. A programação realizada por toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Secretaria de saúde, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e Promotoria. O objetivo é conscientizar a população de Buritirana acerca do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A programação dia 14 contará ainda com uma apresentação cultural do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) às 8h30. Às 9h, será feita a abertura solene do evento com a presença de secretários e do prefeito Vagtonio Brandão, que afirmou que o combate é um problema de toda a sociedade. “Essa campanha tem como fator principal atingir as crianças, os adolescentes e os familiares e todos aqueles que estão envolvidos com a sociedade”.
Às 10h30, haverá uma palestra com o tema “Violência Sexual contra a criança e o adolescente: Responsabilização dos agressores”, ministrada pelo facilitador Dr. Carlos Augusto Ribeiro Barbosa e o promotor de Justiça da Comarca de Senador La Rocque. A programação segue no período da tarde com apresentações nas escolas na rede municipal de ensino. E, para encerrar, será realizada uma caminhada, às 16h, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A manifestação sairá da quadra e se encerrará na praça da Igreja com discurso de agradecimento do prefeito municipal de Buritirana, Vagtonio Brandão.