Profissionais da saúde, entre enfermeiros, vacinadores, anotadores e técnicos, se fizeram presentes no auditório da Secretaria de Educação para uma reunião informativa. As informações repassadas aos mesmos foram as instruções definidas pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a gripe H1N1. De acordo com a coordenadora de Imunização, Walmira Duarte, o objetivo principal é que tudo ocorra da melhor maneira possível, conforme o planejado. “Nós convidamos todos os profissionais de saúde para estarem totalmente disponíveis na contribuição da campanha da vacina, e agora estamos reunidos para difundir estas informações necessárias e orientar os nossos coordenadores, logo em seguida repassaremos para os demais profissionais”, informou Walmira Duarte. A abertura da campanha de vacinação começará neste sábado (30), na Quadra de Esporte da Vila Bom Jardim, das 8h às 17h, e em todos os postos de saúde, no CRAI, na Praça da Bíblia e Praça do Pioneiro.
Além do H1N1, a vacina ainda protege contra os vírus H3N2 e B. Segundo informou o órgão, o público-alvo, definido previamente pelo Ministério da Saúde, é formado por idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres que tiverem filho (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão e documento de identificação.
A campanha será até o dia 20 de maio, tendo uma expectativa de vacinar aproximadamente 21 mil pessoas. “Essa reunião que antecede o início da campanha é de extrema e fundamental importância, pois desta maneira, nós conseguimos orientar os profissionais envolvidos na saúde para estarem trabalhando nos dias da campanha mais informados e capacitados”, salientou Webert Viana, técnico em enfermagem.
Os sintomas da gripe H1N1, ou Influenza B, tem como características principais febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça e um sintoma que chama principalmente a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe de um resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves, como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa. Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe.