Prefeitos da região Tocantina se reúnem hoje, às 9 horas da manhã, em São Luís, com o secretario de Estado da Saúde Ricardo Murad para discutir o problema de financiamento da Saúde na região.
A reunião com o secretário é o desdobramento de uma outra, articulada pela Associação dos Municípios da Região Tocantina, ocorrida na semana passada em Imperatriz da qual participaram prefeitos e secretários municipais de saúde. Na ocasião, os prefeitos entenderam que o caminho inicial para resolver o problema do financiamento da saúde na região é o Governo do Estado.
“Acreditamos na sensibilidade do Governo do Estado na busca de uma solução para esse problema que embora comum a todos nós, coloca a cada dia Imperatriz nossa situação de desvantagem”, disse ontem o prefeito Madeira, pouco antes de embarcar para São Luís.
São duas as questões que os municípios da região enfrentam: uma técnica e outra política. A técnica reside na necessidade urgente da viabilização de um novo Programa de Pactuação Integrada (PPI)
A PPI no entendimento dos prefeitos precisa ser atualizada, já que o documento que lhe deu forma é antigo (2004) e nesse período houve um aumento substancial da população. No aspecto político outro pensamento unânime: se Imperatriz não suportar, por falta de lastro financeiro, mais a sobrecarga dos atendimentos de alta complexidade toda a região será prejudicada.
Para discutir o problema da saúde da região a presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina, a prefeita de Itinga, Luzivete Botelho, convidou a todos os prefeitos da regional de Imperatriz, mas somente Madeira (Imperatriz), Deoclides Macedo (Porto Franco), Zequinha Coelho ( Estreito), Valdivino ( Montes Altos), Welington ( Vila Nova dos Martírios), Dione ( Ribamar Fiquene), compareceram. Todos eles confirmaram presença hoje na reunião com o secretário Ricardo Murad.