Prefeito Ivanildo Paiva participou de audiência pública com os representantes do Ministério Público

Davinópolis - Os promotores de Justiça Nayma Ribeiro Abas e Albert Lages, do Ministério Público de Imperatriz, realizaram na manhã dessa segunda-feira (4) audiência pública nas dependências da igreja Santo Antônio, no Centro, em Davinópolis.
Participaram do encontro o prefeito Ivanildo Paiva, secretários municipais, assessores, vereadores, lideranças sindicais, comunitárias e membros dos conselhos municipais de Davinópolis.
Durante o encontro, foram debatidos sobre a realização de concurso público, endividamento do município, criação do portal da transparência (lei de acesso à informação), funcionamento dos conselhos municipais, prestação de contas e a situação dos servidores públicos alusiva a pagamentos, acúmulo de cargos, nomeações, convocações e contratações.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Davinópolis, Danúbio Ferreira dos Santos, considerou louvável a iniciativa da promotoria, que esclareceu à comunidade e aos segmentos de classes como devem buscar o Ministério Público, principalmente em relação aos conselhos municipais e à ex-gestão municipal, que deixou o município em condições precárias.
Também foi destacada a realização de concurso público para provimento de vagas na administração pública de Davinópolis, inclusive com a presença do prefeito Ivanildo Paiva e dos secretários municipais.
Em virtude de problemas com o concurso público anterior, o MP defendeu a realização de novo certame, assim como o cumprimento pelo município da Lei de Acesso à Informação - Portal da Transparência.
O presidente da Câmara de Vereadores de Davinópolis, Raimundo Nonato de Almeida Santos, o Coquinho, avaliou como de suma importância a audiência pública promovida pelo Ministério Público do Maranhão. “Nós tivemos um bom aproveitamento nessa primeira audiência pública realizada pelo Ministério Público”, assinalou.
A promotora Nayma Ribeiro Abas esclareceu durante a audiência pública a atuação e funções exercidas pelo Ministério Público, bem como os objetos alvo de representações e procedimentos nas promotorias do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, especialmente em relação a atraso de pagamento de servidores, concurso público e a transparência na administração pública.
O prefeito Ivanildo Paiva considerou também positiva a audiência pública promovida pelo Ministério Público, pois lembrou que nas pequenas cidades onde não existem grandes comércios ou indústrias, a maioria das pessoas busca empregos na prefeitura municipal. “Ficou esclarecido nessa audiência que o município não tem estrutura para contratar as pessoas”, disse.
Ele assinalou ainda que o município enfrenta grande dificuldade na área da infraestrutura urbana e rural com ruas e avenidas em péssimo estado de conservação, estradas vicinais necessitando de recuperação, escolas municipais e postos de saúde. (Da Assessoria)