A prefeitura de João Lisboa resolveu um impasse do matadouro municipal que perdurava há anos. Graças ao empenho do prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira, que negociou com açougueiros e com o responsável pela empresa vencedora da licitação que administrará o matadouro.
O matadouro municipal está pronto para uso e atende todas as normas de saúde pública. Um esforço conjunto do prefeito Jairo Madeira, da promotora de Justiça Maria José, da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Alessandra, e todos os vereadores de João Lisboa.
Desde o início de seu Governo, Jairo Madeira esteve sempre preocupado com a questão do matadouro municipal, fazendo assim mais de 15 reuniões no intuito de resolver esses problemas enfrentados pelos criadores e marchantes a fim de dispor de um espaço adequado para abater os animais.
Nesta terça-feira (10/06) chegou ao fim este impasse e os joãolisboenses terão uma carne de qualidade, pois o matadouro municipal irá beneficiar diretamente à população, os produtores e os marchantes de João Lisboa, que antes não dispunham de um local adequado para trabalharem de forma digna e higiênica.
O matadouro de João Lisboa segue os padrões de higiene com equipamentos novos, profissionais capacitados e treinados para exercerem suas respectivas funções. Os animais passarão por inspeção do veterinário antes de serem abatidos. “Implantamos o Selo de Inspeção Municipal e através dele vamos fiscalizar tanto o abate dos animais quanto a higienização do local, esta medida serve para que tenhamos uma carne de qualidade em nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Agricultura.
“Estou feliz, pois chegamos a um consenso. Foi uma longa negociação com os responsáveis pelo matadouro, açougueiros, promotoria de justiça, secretários municipais e vereadores. Mas o resultado agradou a todos inclusive a população, que não receberá aumento algum no preço da carne”, afirmou o prefeito Jairo Madeira.
Com o matadouro de João Lisboa funcionando dentro dos padrões da saúde pública a cidade será uma referência para toda a Região Tocantina. “A tendência é de que os comerciantes do Sul do Maranhão se voltem para João Lisboa, tendo em vista que hoje temos um matadouro em ótimas condições e com o preço da carne mais acessível do que as cidades vizinhas”, disse Vilson Soares, secretário de Finanças do município.
A equipe municipal recebeu treinamento na SAGRIMA (Secretaria do Estado de Agricultura) e esta qualificada para realizar os trabalhos de vigilância para inspeção da qualidade da carne. “O sangue do boi é um dos maiores degradadores do Meio Ambiente, mas agora ele será coletado e não irá mais afetar o Meio Ambiente. Para facilitar a sangria os animais receberão um banho momentos antes de serem abatidos”, disse Raquel Monteiro, veterinária do município.
Além do matadouro a cidade também terá um veículo decente para transportar as carnes até os açougues de João Lisboa. Um morador antigo e ex-vereador de João Lisboa, Renato Silva, destacou que o matadouro era um sonho de toda a população joãolisboense e que há anos sonhava com esta conquista: “Somos gratos ao prefeito Jairo Madeira por não ter medido esforços para realização deste anseio do povo de João Lisboa. Fico feliz por meus olhos verem um sonho realizado”.
O prefeito Jairo Madeira falou de como foi difícil resolver este problema, mas que não foge à luta dos impasses em João Lisboa e continuará trabalhando com afinco em todas as áreas. “Temos um matadouro moderno e dentro dos padrões de higiene. A partir de hoje o machado está aposentado em João Lisboa”, concluiu. (Assessoria)
Comentários