Por Jeremias Alves. Colaborador

Na tarde dessa quarta-feira (18), o prefeito Jairo Madeira (PSDB), como sempre tem feito ao longo de sua gestão, foi conferir de perto o andamento de mais uma obra com relevância para a Educação de crianças e jovens joão-lisboenses. A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Educação do município, Davison Sormanni Alves, e pela engenheira Edilene Amorim, representante da construtora Ágata, responsável pela execução da obra.
A escola foi alicerçada dentro dos padrões exigidos pelo MEC, sendo localizada no bairro Mutirão. O prédio tem uma estrutura moderna e aconchegante, o que vai proporcionar mais qualidade no ensino, sem contar o conforto para colaboradores, professores e alunos.
Para se ter uma ideia, a escola, dentro de um plano estratégico estrutural, está dividida em três blocos, cada um com suas características específicas para cada função. Vejamos:
Bloco pedagógico: Contempla seis salas de aula, sala de informática, biblioteca e ambiente destinado exclusivamente para a leitura. “Dentro do contexto de modernização, temos aqui um exemplo fiel do que este projeto deve proporcionar, ou seja, excelentes condições para o aprendizado”, disse a engenheira Edilene Amorim.
Bloco administrativo: Neste setor vão funcionar em um amplo espaço a secretaria e mais uma sala reservada à diretoria da unidade escolar. E, como não poderia deixar de ser, um local destinado, também, para os professores, onde o corpo docente fará suas reuniões e discutirá os assuntos referentes ao andamento de suas aulas.
Bloco de serviços: Nesta área, uma ampla cozinha foi construída, tendo, ainda, dispensa e banheiros feminino e masculino.
A construção da escola é fruto de um convênio dos governos estadual e federal, por meio do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O valor foi estimado em mais de novecentos e dezenove mil reais. (R$ 919.685,58 valor exato).
A boa notícia é que a mesma será entregue à prefeitura em menos de um mês, ou seja, no próximo dia 15 de fevereiro, conforme informações da engenheira Edilene Amorim. O secretário Davison Sormanni disse que João Lisboa tem mudado o perfil educacional nos últimos quatro anos e, apesar da grande dificuldade enfrentada, ainda comemora os bons resultados. “Esta obra de grande valia representa muito pra nós, por ser um ambiente totalmente adequado, gerando conforto para aluno e professor, e resultará numa educação de qualidade”, conclui o secretário.
No ano passado, o governo Jairo Madeira, também, foi relevante com a construção de escolas e reformas de prédios na sede do município e na zona rural.
Agora mais um avanço. Para  este sonho sair do papel, foi preciso a intervenção municipal, que não se cansou em conseguir o benefício para os munícipes e agora estão sendo colhidos os frutos plantados ainda na gestão passada.
O prefeito, entusiasmado com o que comprovou durante a vistoria da obra, foi taxativo ao reconhecer o desafio que tem pela frente em áreas específicas e sobretudo na educação.
“Temos um déficit em salas de aula em nosso município que chega a lotar as mesmas. Então, com esta escola, vamos suprir uma certa demanda e quem ganha com isso é a educação da sede do município”, destacou Jairo Madeira.