Entre autoridades e populares, prefeito Cícero Neco Morais "Cicin" descerra placa de inauguração

Raimundo Primeiro

Na manhã de sábado, 4, o prefeito de Estreito, Cícero Neco Morais "Cicin" (PMDB), inaugurou duas escolas na zona rural, reafirmando, assim, sua proposta de fortalecer o ensino da rede pública do Município.
A primeira escola entregue pelo prefeito Cicin foi a Pedro Gomes, que fica localizada no Projeto de Assentamento Serafim, com capacidade para atender a trezentos alunos. A instituição de ensino será dirigida por Regina Rodrigues.
"Com grande alegria, estamos recebendo a escola, pois os nossos filhos estudarão num local bonito e com bons professores, aqui perto de nós", disse a dona de casa Sílvia Sousa Lima, mãe de três alunos - Maicon, Maylane e Manuella.
A segunda escola fica situada no Projeto de Assentamento Altamira. A Escola Municipal Paulo Freire homenageia um dos principais educadores do País, conforme lembrou o deputado federal Valdir Maranhão. A instituição é dotada de estrutura para atender a até duzentos e oitenta alunos, segundo informou a diretora, professora Dayane Maia.
A O PROGRESSO, o prefeito Cicin garantiu que, na sede e na zona rural de Estreito, estão sendo reformadas e construídas escolas com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino ministrado no Município. Nos próximos meses, anunciou o gestor, serão inauguradas mais quatro escolas.
As escolas Pedro Gomes e Paulo Freire contam, cada uma, com seis salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, bibliotecas, salas para professores, diretores, cantinas e banheiros. Juntas, as duas escolas, podem receber até quinhentos e oitenta alunos.
As duas inaugurações foram presididas pelo prefeito Cicin, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Deborah Morais; do filho, médico Dheroldy Morais; secretária de Educação do Município, pedagoga Maria Joziléia Chaves Lima; vereadores, assessores e secretários municipais.
As duas escolas foram construídas com recursos dos governos municipal e federal, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Estreito e o Ministério da Educação (MEC).
Dos atos inaugurais participaram o deputado estadual Léo Cunha (PSC), os deputados federais Valdir Maranhão e Hildo Rocha (PMDB); prefeito de Porto Franco, médico Nelson Horácio; e o ex-prefeito de São João do Paraíso, José Aldo (PSDB).
Por ocasião de pronunciamento, o prefeito Cicin lembrou que, ao longo de trinta anos, poucas escolas foram construídas na zona rural de Estreito. "Os filhos de vocês, até bem pouco tempo, contavam com uma pequena estrutura. Disse que melhoraria o setor. Buscamos imediatamente melhorar a qualidade do ensino em nosso Município e foi justamente isso o que aconteceu", ressaltou o chefe do executivo, aproveitando para agradecer aos professores pelo trabalho que eles realizam em prol da educação estreitense.
O prefeito Cicin destacou, a propósito do encontro com a reportagem, que o trabalho é no sentido de melhorar os dados registrados até então pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no Brasil. 
Concluindo, a secretária de Educação de Estreito, Maria Joziléia Chaves, informou que a rede municipal de ensino é constituída por trinta e seis escolas, com sete mil e quinhentos estudantes.
As escolas Pedro Gomes e Paulo Freire vão atender a alunos de outras localidades, próximas a municípios vizinhos, caso de Carolina, por exemplo. "Estamos observando uma ampla e moderna escola", comentou o deputado federal Hildo Rocha, lembrando que a gestão Cicin é referência estadual, servindo de exemplo para gestores de outras cidades maranhenses.