Na manhã dessa terça-feira, 03, o Governo Reconstruindo com o Povo, por meio da Secretaria de Agricultura, participou de reunião de sensibilização, com membros do SEBRAE, para a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
A reunião foi ministrada por Augusto Bento Bezerra e Graça Serra, consultores do SEBRAE na região.
O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, reuniu, além do prefeito Jairo Madeira, a secretária de Agricultura, Alessandra Silva, Vilson Soares (Finanças), Davison Sormani (Educação), Evilásio Seledor (Administração e Modernização), os vereadores João Filho, Francimar, presidente da Câmara, Maria do Sindicato, Nego da Edna, Val da Saúde e populares.
O palestrante Augusto Bezerra fez uma rápida explanação sobre o programa e disse que, em função da Lei Geral Municipal já estar implementada e da existência e funcionamento da Sala do Empreendedor no município e em respeito ao executivo em valorizar o apoio aos pequenos negócios locais, foi solicitada pelo Gerente da Unidade Regional do SEBRAE/MA a implantação da REDESIM em João Lisboa.
Ainda de acordo com o consultor do SEBRAE, essa ação irá facilitar o trabalho da Prefeitura com relação às atividades para a abertura, alteração e baixa de empresas, incluindo vários serviços disponibilizados gratuitamente numa parceria do SEBRAE com a JUCEMA (Junta Comercial do Estado do Maranhão).
O Programa REDESIM, além de facilitar o dia a dia dos pequenos empreendedores, trará inúmeros benefícios para os empresários de modo geral, com menos burocracia e agilidade no processo de legalização da sua empresa.
“Os empresários terão acesso aos serviços que eles precisam, principalmente aqueles relacionados à prefeitura, uma licença, por exemplo, ambiental, uma licença sanitária, tirar um alvará. E a prefeitura propiciará um serviço do município, que vai facilitar a vida deles e integrar, principalmente, os órgãos que são ligados as essas licenças. Eles vão ficar integrados, o que beneficiará o município porque terá todas as informações em um mesmo local relacionados a cadastros dessas empresas”, disse Augusto.
Para a secretária de Agricultura, a REDESIM é mais um processo que trará mudanças significativas no tratamento do órgão municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Setor de Tributos, para o microempreendedor individual. “O nosso desejo é que essa rede venha facilitar a vida desse empreendedor, orientando, capacitando, direcionando para participar das compras institucionais, as compras públicas e fazendo com que esse produtor ou esse empresário que esteja disponível, fornecendo produtos e até participando de licitações, possa ser esclarecido e beneficiado com as compras locais”, observou a secretária, acrescentando que a Sala do Empreendedor vai ser enriquecida com o Sistema REDESIM, que estará integrada com a Junta Comercial do Maranhão, o que vai desburocratizar muitos serviços, ajudando que o empresário resolva o problema de sua empresa aqui mesmo”, finalizou.
Para o executivo municipal, a implantação do Programa REDESIM em João Lisboa é de grande importância e contribuirá para a informatização e desenvolvimento do município, além de beneficiar o pequeno empreendedor e, principalmente, as pessoas que almejam um negócio futuro na cidade.
“Tudo isso partiu exatamente do momento em que nós abrimos a Sala do Empreendedor. E através dessa iniciativa de abertura da Sala do Empreendedor a gente vai capacitar as pessoas para manusear o sistema”, comentou.