Beneficiários da primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida receberam das mãos do prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho as chaves da casa própria. Foram construídas 500 casas atrávés da parceria firmada com o Governo Federal por meio do Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal e a contrapartida da prefeitura de Porto Franco que fez os projetos, negociou e legalizou o terreno adquirido.

Na solenidade de entrega realizada no domingo (17) no bairro Santa Luzia, local onde foram construídas as 500 casas, 489 beneficiários que já haviam assinado os contratos junto à Caixa Econômica Federal receberam as chaves das moradias, outros 11 beneficiários que tiveram problema na documentação deixaram de assinar o contrato e por causa disso não receberam as chaves do imóvel, o que deve acontecer assim que a documentação for legalizada.
Centenas de pessoas compareceram ao evento que contou ainda com a presença de vereadores de Porto Franco, secretários e assessores. A prefeitura organizou um show com a banda Xote Chique para animar os participantes da festa.
O bairro Santa Luzia, já nasceu completo com ruas asfaltadas, redes de água e energia elétrica e ainda vai ganhar além de outras 400 casas, escola de ensino fundamental, posto de saúde e uma praça. 

Novas moradias
A prefeitura de Porto Franco já autorizou a construção de outras 400 casas com previsão de conclusão em 15 meses. Segundo a Secretária de Assistência Social, Eth Coutinho, a partir do mês de setembro será iniciado o cadastramento das famílias interessadas em concorrer ao sorteio das casas.

PAC 2 
Outra parceria da Prefeitura de Porto Franco com o Governo Federal resultou na construção de 57 casas através do PAC 2 para beneficiar famílias que vivem em moradias precárias nas margens da Ferrovia Norte Sul nos bairros Lobão e Expansão. Os imóveis já estão prontos, mas, falta concluir as obras de saneamento e pavimentação da área que também vai ganhar área de lazer com a construção de um complexo esportivo.