Em visita ao Palácio dos Leões na tarde dessa quinta-feira (16), a prefeita de Itinga do Maranhão, Vete Botelho (PDT), e o deputado Zé Inácio (PT) apresentaram ao governador Flávio Dino o projeto de fruticultura irrigada. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado de Agricultura, pecuária e abastecimento, Márcio Honaiser, e pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.
O projeto é um investimento de R$ 70 milhões em 800 hectares de plantio de banana com a possibilidade de gerar cerca de 800 empregos diretos de forma imediata em Itinga do Maranhão.
Para a prefeita Vete Botelho, este projeto já é considerado uma realidade em Itinga do Maranhão. “A possibilidade de gerar emprego, renda e desenvolvimento para o município é real, por este motivo estamos aqui apresentando ao governador Flávio Dino projetos concretos de sustentabilidade”, ressalta Vete Botelho.
Segundo o empresário Fábio Reges, da Empresa Cajuapara Fruticultura Ltda., as atividades serão iniciadas com o plantio de bananas com a expansão do plantio para mamão e uva e a previsão é de 2 mil empregos até o ano de 2020. O projeto foi implantado no povoado de Cajuapara, localizado a 14 quilômetros da sede.
O deputado Zé Inácio destacou a importância do incentivo do governo do Estado à produção agrícola e desenvolvimento sustentável. “A prefeita Vete Botelho é uma mulher com visão empreendedora e que só tem feito o município de Itinga desenvolver. Tenho certeza que o governador Flávio Dino irá se sensibilizar com esse empreendimento naquele município e irá possibilitar que outros projetos como esse sejam implantados em outros municípios do Maranhão”, comentou Zé Inácio.
Para o governador Flávio Dino, projetos como esse são exemplos de superação e devem ser adotados para o desenvolvimento agrícola do Estado. “Estamos em um momento de transição do Maranhão com novas descobertas e habilidades econômicas e este projeto dará aos agricultores possibilidades de crescimento econômico. Itinga está de parabéns por sair na frente com um projeto que dará bons frutos”, disse o governador.
Desenvolvimento – Itinga do Maranhão é o primeiro município maranhense a ser contemplado com a implantação de empreendimentos como esse na área da fruticultura irrigada. Itinga foi escolhida para o projeto piloto por ser considerada terra de solo fértil para a irrigação.
A prefeita Vete acha válido esse tipo de empreendimento de empresas que queiram se instalar e gerar desenvolvimento em nosso Estado. Vale ressaltar que a prefeita enviou à Câmara Municipal mensagem pedindo a isenção de impostos por dez anos para a referida empresa, no que foi prontamente atendida pelo legislativo municipal e, segundo ela, o mesmo acontecerá com outras empresas que queiram se instalar no município trazendo desenvolvimento.
O projeto foi implantado no povoado de Cajuapara, localizado a 14 quilômetros da sede.