Vereadores reunidos com grupo de moradores da localidade Água Boa

Gil Carvalho

Montes Altos – A comunidade do povoado Água Boa (3 km da sede) participou sexta-feira (25), no plenário Laura Rocha Ferraz, de reunião com os vereadores para discutir a implantação do sistema de abastecimento de água, segundo informou à reportagem o vice-presidente da Câmara Municipal de Montes Altos, Magno Cesário (PV).
Ele explicou que existem dois recursos para perfuração de poços artesianos, sendo um viabilizado pelo deputado estadual Dr. Pádua (PRB), por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), e outro através da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
“Esse novo poço que será perfurado na sede também garantirá a distribuição de água aos moradores do assentamento Água Boa, semelhante ao serviço realizado na localidade Vale do Jordão”, propôs ele, que observa a existência de outro recurso para perfuração de outro poço na localidade, cuja responsabilidade de custeio e manutenção será de competência da Associação de Moradores da Água Boa.
Magno Cesário entende que a entidade (associação) não dispõe de recursos suficientes para manutenção e custeio mensal da energia elétrica do poço artesiano proposto a ser perfurado no povoado Água Boa.
O vereador Raimundo Lima de Morais (DEM), o Raimundo da Firmeza, considera suficiente o recurso orçado em R$ 580 mil – viabilizado pelo deputado Dr. Pádua – para perfuração de poço artesiano na zona urbana de Montes Altos. “A melhor alternativa é aproveitar esse poço e fazer a distribuição para a localidade Água Boa”, sugeriu. Ele observa que os moradores do assentamento Vale do Jordão comemoram até hoje a implantação do sistema de abastecimento de água, obra realizada pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Montes Altos.
O vereador-presidente Aldefran Barbosa Azevedo (PPS) ressalta que “a extensão da rede de distribuição é o melhor caminho para garantir o abastecimento aos moradores da localidade Água Boa”. “Recebemos ofício da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) que informa a liberação de recursos no valor de R$ 450 mil para implantação de saneamento ambiental por meio de sistema de abastecimento de água”, conta.
Ele sustenta que “é grande a carência da comunidade por sistema de abastecimento de água, principalmente em localidades da zona rural do município de Montes Altos”. “Temos agradecido ao governo do Maranhão e aos deputados estaduais que destinam recursos e buscam solucionar os problemas emergenciais da comunidade de Montes Altos”, finalizou.