Professores Alberto e Jair, procurador Deoclides Macedo, o reitor do IFMA, Roberto Brandão, e o prefeito Aderson Marinho

Porto Franco - O prefeito de Porto Franco, Aderson Filho, e o procurador geral do município, Deoclides Macedo, foram recebidos na Reitoria do Instituto Federal do Maranhão. Segundo o reitor, Roberto Brandão, os gestores da cidade compareceram ao IFMA para reunir-se com a comissão de servidores do Instituto, formada para organizar a Audiência Pública, que acontecerá no próximo dia 18 de maio, no Centro Educacional Tecnológico Universitário Darcy Ribeiro, em Porto Franco. Na ocasião, representantes da sociedade civil organizada irão discutir os eixos tecnológicos e cursos que serão ofertados na Unidade de Educação Profissional (UEP) - uma expansão complementar do IFMA que será instalada no município, beneficiando a região.
Segundo Roberto, a perspectiva é de que no segundo semestre de 2014 a UEP já esteja implantada. “O IFMA já se faz presente na cidade por meio do E-Tec Brasil – uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos a distância”, complementa.
A perspectiva de instalação de uma unidade do IFMA em Porto Franco é de otimismo. De acordo com Aderson, a cidade tem localização privilegiada, pois faz divisa com o estado do Tocantins, tem ainda distrito industrial já instalado, que agrega grandes empresas exportadoras, voltadas para o agronegócio e alimentos.
Para que a escola seja instalada em espaços adequados e com localização de fácil acesso para os alunos, Roberto Brandão e Aderson Filho assinaram o termo de cessão de uso de bem imóvel, celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação, a Prefeitura de Porto Franco e o Instituto Federal do Maranhão. O acordo concede o uso de bem imóvel onde está instalada a Unidade Integrada Clarindo Santiago, localizada na Rua Custódio Barbosa – Centro de Porto Franco para implantação da Unidade de Educação Profissional. O espaço é apropriado para dispor de laboratórios, biblioteca, salas de aula, sala administrativa, além das áreas de ampliação.
O momento de assinatura do termo contou ainda com a presença do diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Filho, e do Assessor de Relações Institucionais, Francisco Alberto Gonçalves.