Praça Gonçalves Dias, Corredor da Folia

Comércio de bebidas e alimentos, transporte e a rede hoteleira, além de bandas e trios elétricos contratados para o evento, estrutura, pessoal da segurança, transportes e prestação de serviços, devem dominar mais de 95% do montante previsto para este ano, devendo superar R$ 1 mil. Outros 5% ficam a critério do comércio local, que prevê faturamento com a venda de fantasias, adereços, roupas e calçados.
O que se pode ver nas lojas são estoques novos de mercadorias chegando outros já expostos nas prateleiras à espera do cliente. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta época do ano as vendas aumentam consideravelmente e o faturamento quase empata com outros períodos festivos, como festas juninas e na Expofran.
A rede hoteleira portofranquina ganhou reforço com a construção de novos hotéis e também está otimista, é o que garante a maioria dos donos desses estabelecimentos. Alguns já estão com as reservas lotadas, obrigando muita gente a locar casas residenciais para a temporada das folias de momo na cidade.
Embora o número de estabelecimentos para vendas de bebidas e alimentos instalados em forma de barracas no circuito do carnaval tenha diminuído por recomendação das autoridades de segurança do estado, a expectativa dos organizadores é que o volume de vendas neste setor supere o de anos anteriores. Essa aposta vem da expectativa de que em cidades próximas de Porto Franco não terá festa popular de carnaval este ano, então o folião fica sem opção e termina sendo atraído pela festa portofranquina.
Uma tradição dos carnavais de Porto Franco são os blocos independentes, que se formam e contribuem com a presença de milhares de pessoas caracterizadas pelo uso dos abadás confeccionados sob encomenda para garantir a identidade individual de cada bloco. Eles capricham na estampa das peças e quando saem em desfile pelas ruas, embelezam ainda mais a festa.
Mas é durante o desfile do bloco os "Periquitos da Madame" que podemos apreciar as mais diversas fantasias do carnaval de Porto. Muita gente inova e cria para deixar o desfile ainda mais irreverente. Geralmente são famílias inteiras que escolhem temas interessantes para serem representados na folia. De contos de fadas e até personagens de histórias da Bíblia são levadas para o meio da rua.
Por tradição, o carnaval de Porto Franco começa na noite de sexta-feira ao som de trio elétrico com banda ao vivo na festa que lembra a luta pela redivisão territorial do estado do Maranhão com a criação do Maranhão do Sul. Nessa noite, as autoridades como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das cidades da região, vêm para Porto Franco, se misturam com a multidão e saem num grande desfile do bairro Paraisinho até a Praça Gonçalves Dias, onde a festa segue até a madrugada de sábado.