Hospital inaugurado e sem funcionar

Hemerson Pinto

“Foi uma alegria quando vimos aquele hospital ser inaugurado e funcionar. Mas uma alegria que durou bem pouquinho. Já está fechado há mais de ano e nós, moradores de Davinópolis, continuamos indo para Imperatriz toda vez que precisamos de um hospital”, lamenta a dona de casa Raimunda das Neves, ao encontrar a reportagem de O PROGRESSO na frente do Hospital Municipal de Imperatriz, onde ela buscava atendimento. 
O Hospital de Davinópolis foi inaugurado em setembro de 2014 pelo governo do estado. São leitos, consultórios, sala para realização de raio-x, farmácia, e outros setores. O atendimento, que deveria ser 24 horas, foi suspenso há cerca de uma ano, quando a Prefeitura anunciou que não tinha condições de manter o hospital e dependia de verba que deveria ser repassada pelo governo, pelo menos R$ 100 mil mensais.  
Hoje, equipamentos novos e modernos estão trancados em salas do prédio que conta apenas com o serviço de vigilantes. Ao redor do espaço o mato vai crescendo aos poucos.
“Nós lamentamos muito ver esse descaso, é assim que consideramos. Nossa cidade é pequena e esquecida. A única ação de peso de um governo dentro da nossa cidade foi esse hospital que hoje não serve pra nada. Está arriscado acaba sem nem mesmo funcionar”, desabafou a moradora de Davinópolis.
Antônio, esposo de dona Raimunda, comentou que pequena cidade um dos assuntos mais comentados é o abandono do hospital. “Nas conversas com vizinhos, parente, sempre alguém toca nesse assunto, perguntando: ‘quando é que esse hospital vai funcionar?’, mas essa resposta ai, já que o Município já disse que não tem condições de manter, quem pode responder é o governo do estado. Só sei de uma coisa, nós estamos esperando”, declarou.