Vereador Júlio Cézar: “Ações em prol do povo de Ribamar Fiquene”

Raimundo Primeiro

Ribamar Fiquene - A população prestigiou a solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Ribamar Fiquene, a 50 km de Imperatriz, na manhã de quinta-feira (15). O Plenário João Jacob Bouéres Filho esteve bastante movimentado durante todo o desenrolar das atividades, com os vereadores usando da palavra, indo até a tribuna do Legislativo. Houve apenas uma novidade, com a eleição do vereador Clésio Cardoso Pinheiro (PSD). O advogado estreou na política como vereador.
Populares e lideranças dos diversos segmentos da comunidade participaram das atividades de abertura da primeira sessão legislativa do quinto período, com a Casa de Leis ficando superlotada em razão de a população querer conhecer as propostas dos parlamentares e o que os vereadores iriam falar já no começo de suas ações relativas ao exercício de 2013.
O prefeito Israel Ribeiro de Vasconcelos (PSB), mais conhecido por Vasco, e o vice, Edilomar Nery de Miranda (PRB), participaram da sessão de abertura da quinta legislatura da Câmara Municipal de Ribamar Fiquene.
O vice-prefeito Edilomar destacou a relevância do trabalho que a Câmara Municipal irá desempenhar durante os próximos quatro anos em prol do desenvolvimento de Ribamar Fiquene, destacando que a palavra de ordem é união entre os poderes Executivo e Legislativo, aproveitando para lembrar o compromisso assumido pelo prefeito Vasco com o futuro do município e da população. “O prefeito Vasco está comprometido com o nosso município e o nosso povo”, reforça.
Ainda na condição de vice-prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar observou não haver oposição entre os dois poderes – Prefeitura e Câmara Municipal – mas um clima de efetiva harmonia na luta que visa à consolidação de projetos há anos esperados pela comunidade e que, até o momento, ainda não aconteceram. As principais são no campo da infraestrutura e da saúde, áreas consideradas cruciais.
Em entrevista, o prefeito Vasco reafirmou o compromisso assumido durante a sua campanha eleitoral com o processo do desenvolvimento de Ribamar Fiquene e a melhoria da qualidade de vida de seus munícipes.
O prefeito Vasco lembrou, por exemplo, que, apesar de ter assumido o comando do município recentemente, já autorizou a construção de duas quadras poliesportivas, sendo uma no povoado Lajeado, nas margens da rodovia Belém-Brasília (BR-010), e a outra na sede de Ribamar Fiquene. As duas solicitações foram feitas pelo vereador Júlio Cézar, presidente da Câmara Municipal.
A sessão foi prestigiada também pelos secretários municipais Maria Wilma Silva Oliveira (Educação), Hugo César Vieira Martins (Agricultura), Lamartine Oliveira Carvalho (Turismo, Cultura e Esporte) e Valdinês Lima Oliveira (chefe de Gabinete).
A mesa diretora de Ribamar Fiquene é formada pelos vereadores Júlio Cézar (PDT, presidente), Reginaldo Silveira Miranda (PSB, vice-presidente), Clésio Cardoso Pinheiro (PSD, primeiro secretário) e Romão Lopes Rosário (PSB, segundo secretário).
Os vereadores Evandro Santos Saraiva (PPE), Betânia Edivirgem (DEM), Arcanja Costa Lima (PTB), Reginaldo Santos Barbosa (PSB) e Pedro Silvino da Silva (PSDB), no exercício do seu quinto mandato, enfatizaram a importância da ação que será realizada pela mesa diretora, sob o comando do vereador-presidente Júlio Cézar, por meio do trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal, sempre em sintonia com o prefeito Vasco.
O vereador-presidente, Júlio Cézar, ressaltou que, no momento em que os trabalhos legislativos de Ribamar Fiquene eram iniciados, as palavras ficavam escassas e insuficientes para expressar tanta gratidão a Deus pelas oportunidades, inclusive a de ter sido eleito vereador e, logo em seguida, presidente do Poder Legislativo do seu município. “E aos vereadores, que me confiaram a missão de presidir a Câmara Municipal de Ribamar Fiquene”, reconhece.
O presidente da Câmara Municipal afirmou que fará uma pauta propositiva para discutir, debater, votar e decidir, uma vez que a Casa será um Fórum de Debates, com ética, sensibilidade, compromisso, responsabilidade e humildade. “A sociedade muda, as leis precisam mudar e o parlamento, mesmo não sendo uma linha de produção, precisa reformar suas normas internas, a fim de poder conferir mais agilidade e objetividade”, lembra.
“Precisamos reagir e avançar, essa é uma missão que nos espera, é só termos coragem”, frisou, conclamando o prefeito Vasco a participar. “Vamos buscar esse desafio, sem esquecermos das responsabilidades já existentes, na educação, saúde, assistência social, meio ambiente, agricultura, turismo, esporte e infraestrutura”.
O vereador Júlio Cézar aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de sua família e da população de Ribamar Fiquene. Finalizou dizendo que, fruto do trabalho em conjunto com a Prefeitura Municipal, já conseguiu, com o prefeito Vasco, as quadras poliesportivas cobertas para o povoado Lajeado e a sede do município.
O prefeito Vasco foi eleito com 2.210 votos, ou seja, com 42,27% dos votos válidos. O vereador-presidente da Câmara Municipal, Júlio Cézar, com 321, o que representou 6,01% dos votos válidos.
“É por essa razão que deve haver uma ação conjunta entre os dois poderes”, afirma o prefeito Vasco. Por sua vez, o vereador Júlio Cézar ressalta que não envidará esforços para que a parceria resulte na consolidação de projetos em diversas áreas. “Estamos voltados na mudança de vida da nossa população”, conclui Júlio Cézar.