A dona de casa Laércia Silva Lima, 28 anos, que reside no João Paulo, vê no Hospital da Criança a única referência para acolher e tratar da saúde das crianças

Uma moderna e equipada unidade de saúde para atender às crianças da capital e também do interior do estado. O Hospital da Criança – Odorico Amaral de Matos, localizado na Alemanha, recebe ampla obra de reforma e ampliação que inclui melhorias estruturais e aquisição de novos equipamentos. A população aguarda com grande expectativa as melhorias na estrutura.
O ajudante de pedreiro Carlos Henrique Conceição, 31 anos, morador da Jordoa, diz ter grande expectativa com a ampliação do hospital, já que isso significa maior capacidade de receber pacientes. “Se vai aumentar, a gente espera que mais crianças possam ser beneficiadas”, disse ele, que estava acompanhado do filho de um ano e quatro meses. A dona de casa Laércia Silva Lima, 28 anos, que reside no João Paulo, vê no Hospital da Criança a única referência para acolher e tratar da saúde das crianças. “Só tem esse e com essa reforma a gente quer que melhore, que melhore tudo e muito mais para nossos filhos. É uma obra de grande importância e a população precisa dessa melhoria”, assinalou.
Foi pensando em pessoas como Carlos Henrique Conceição e Laércia Silva Lima que o governador Flávio Dino priorizou a parceria com a Prefeitura de São Luís para investir no Hospital da Criança. Durante visita às obras, nessa segunda-feira (11) o governador ressaltou a importância da obra e o que ela representa não só para São Luís, mas para todo o estado. “Essa obra de enorme importância tem uma dimensão estadual, uma vez que atende não só crianças da ilha de São Luís, mas também de municípios do nosso estado, que demandam serviços de urgência e emergência aqui oferecidos”, destacou Flávio Dino.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, também destacou a importância da obra, que é fruto da parceria entre o Estado e o Município. “Com a finalização das obras do Hospital da Criança teremos um espaço novo. Além de melhorarmos a estrutura física do hospital, vamos ofertar uma quantidade maior de serviços de saúde para nossas crianças e realizar atendimentos mais complexos e que até então não eram oferecidos nesta unidade”, relembrou o prefeito.
O novo projeto vai possibilitar que mais crianças sejam atendidas em um ambiente reestruturado, melhor adaptado e dotado de modernas tecnologias em saúde. Para contribuir com esta importante obra do município, o Governo do Maranhão firmou parceria com a Prefeitura de São Luís e do total de R$ 14 milhões em recursos vai destinar cerca de R$ 10 milhões para serem investidos na construção da nova unidade.
A obra de ampliação agrega novas áreas ao hospital, que antes não existiam e serão de extrema importância para quem utiliza esse serviço público de saúde. São quatro mil metros quadrados de área construída com quatro novos pavimentos. A unidade de saúde é referência em atendimento pediátrico no Estado e atende demandas de usuários tanto da capital, quanto do interior.
A obra representa mais atendimento, mais acesso e mais inclusão. O novo Hospital da Criança vai contar com mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento – o setor será dotado de equipamentos modernos, uso de alta tecnologia, monitorização completa e monitoramento 24 horas; mais 25 enfermarias, totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. A reformulação da estrutura do Hospital da Criança vai trazer benefícios aos usuários que têm na casa de saúde referência quando o assunto é atendimento infantil.

Serviços ampliados
A unidade hospitalar terá toda a estrutura para realização de cirurgias – o que antes não era disponibilizado. Vai ser construído um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte. Agora, o paciente que necessitar deste tipo de procedimento não precisará mais se deslocar a outro hospital, podendo concluir todos os procedimentos médicos na própria unidade. O setor de diagnóstico por imagem é outro serviço a ser inaugurado com o novo prédio e vai permitir a realização de exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada.
Além disso, um laboratório de análises clínicas também é contemplado na reforma. Com as obras, o Hospital da Criança passa a oferecer atendimento mais completo e com as especialidades médicas de grande demanda do público infantil. Um novo espaço onde as crianças com alguma enfermidade serão tratadas com medicamentos, mas também com carinho e em estrutura adequada.