Senador La Rocque - A manifestação, com o tema "Sou Senador La Rocque. Aqui é o meu lugar", aconteceu durante toda a manhã de segunda-feira (08) interditando a MA-122, logo após o povoado Jenipapo, entre Senador La Rocque e Buritirana.
Diversas entidades, entre sindicatos, associações e igrejas, fizeram parte do protesto. Foi mais uma manifestação cobrando solução para o impasse da demarcação territorial entre os municípios de Senador La Rocque, João Lisboa e Buritirana. Todos os vereadores estiveram presentes.
O problema é decorrente da possível transferência de parte do território daquela cidade para os dois municípios vizinhos. A organização do movimento explica que dentro das áreas pretendidas por João Lisboa e Buritirana estão diversos povoados, onde os moradores desejam continuar vinculados a Senador La Rocque. Com a transferência, os povoados Jenipapo, Olho D'Água, Novo Horizonte, Centro dos Machados, Tabuleirão, Açaizal Grande e outros ficariam no território de Buritirana. João Lisboa ganharia os povoados Centro do Toinho, Centro do Zezinho, Pingo de Ouro e Lagoa da Cigana.
Para um dos organizadores do movimento, o Professor Izais de Sousa, a manifestação se faz necessária para que aconteça a suspensão da decisão de incorporação das áreas citadas anteriormente aos municípios de João Lisboa e Buritirana. Reforçando, o movimento "Sou Senador La Rocque" declara que os povoados pretendidos pelos dois municípios vizinhos são assistidos pelo poder público de Senador La Rocque desde a emancipação, em 1994.
A manifestação terá outro ato a ser realizado no povoado Centro do Toinho, no dia 15 de julho.
Senador La Rocque, segundo o último censo do IBGE, perdeu 4.000 pessoas de seu contingente populacional, reduzindo o coeficiente de participação do município nas verbas federais e estaduais de 1.4 para 1.0.
Isso significa dizer que o município teve redução em sua receita em aproximadamente 30% dos seus recursos. (Por Regivaldo Alves)