Dados divulgados pelo Sistema Integrado de Sistema Operacional de Segurança (Sigo) e Unidade de Estatísticas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), apontam para a diminuição de 37,96% no número de casos de abusos sexuais contra mulheres na Região Metropolitana de São Luís.
A pesquisa leva em consideração o período de janeiro a abril dos anos de 2014, 2015 e 2016 nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Em 2015, a soma dos registros dos quatro meses, resultou em um total de 108, equivalente a 30% a menos do que o mesmo período de 2014, quando foram registrados 142 casos. Este ano, o número caiu para 67, registrando a maior queda dos últimos três anos.
Segundo a delegada Kazumi Tanaka, titular da Delegacia Especial da Mulher de São Luís (DEM), além do policiamento ostensivo nas ruas, vários fatores contribuem para queda do número de casos deste tipo de violência. “As políticas públicas de enfrentamento a violência têm como aliados ações simples como a iluminação de ruas e a limpeza de terrenos abandonados. Essas medidas facilitam a identificação dos agressores e inibem a sensação de impunidade que a falta de iluminação ou um lugar fechado podem trazer”, explica a delegada.
Além das ações punitivas - identificação e detenção dos suspeitos -, a DEM também investe nas ações de prevenção. Segundo Kazumi Tanaka, paralelo ao desempenho interno, o trabalho da Delegacia também envolve a realização de debates que destaquem as políticas públicas para mulheres. “Nós desenvolvemos um trabalho preventivo nas associações de bairros, órgãos públicos e escolas, sempre levando informações sobre os direitos das mulheres e ajudando a trabalhar a autoestima”.
Comentários