A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), atendendo a solicitação da secretária nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Maria Filomeno De Luca Miki, encaminhará um policial militar do estado para integrar o Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento Pessoal em Segurança Pública.
No pedido, apresentado por meio de ofício, a secretária pontua que o soldado Marco da Silva Penha foi selecionado com base em sua representação profissional. “O pedido se justifica pela formação acadêmica do servidor e das necessidades desse departamento de profissionais com seu perfil que possam auxiliar no tratamento de análise de dados do sistema nacional de informações de segurança pública, prisões e sobre drogas e demais atividades vinculadas ao campo da estatística e análise criminal”, destacou Regina.
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, o convite é dignificante para o sistema de segurança. “É uma grande honra para a SSP atender um pedido nacional e, ainda, ter o privilégio de ver um soldado da Polícia Militar do nosso estado compondo um departamento da Senasp. Isso demonstra que com esforço e perseverança se consegue atingir a valorização profissional”, enfatizou o coronel Roberto.
O Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento Pessoal em Segurança Pública tem como algumas de suas atribuições, identificar, documentar e disseminar pesquisas voltadas para Segurança Pública; identificar e propor novas metodologias e técnicas de ensino voltadas ao aprimoramento da atividade policial e planejar, coordenar e avaliar as atividades de sistematizações de informações, estatística e acompanhamento de dados criminais, entre outras.
Marcelo Penha possui 11 anos de carreira na Polícia Militar do estado; é formado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) a qual também lhe conferiu o certificado de especialização em estatística. Atualmente, é lotado na Sadai, onde é engajado em várias ações de enfrentamento do tráfico de drogas e a violência em geral – promovendo a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O policial embarca para Brasília, dia 15, onde permanecerá por um prazo de 90 dias. “É um momento ímpar na minha vida e é com muita honra que representarei o meu estado em um órgão nacional, onde também sei que irei adquirir novos conhecimentos para somar melhorias para a segurança pública do Maranhão”, destacou Marcelo.
Comentários