Fruto de mais um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, mais 18 policiais da reserva remunerada da PM serão cedidos e treinados para trabalharem na vigilância e segurança dos edifícios-sedes das Promotorias de Justiça do interior do Maranhão.
O acordo foi assinado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, nessa quinta-feira (25), em seu gabinete, com a procuradora Geral de Justiça do Maranhão, Regina Lucia Rocha. Presentes também, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina, além de uma equipe técnica do Ministério Público (MP).
O acordo, que está em conformidade com a Lei Estadual 6.839/96, não trará perda no efetivo da PM, segundo o secretário de Segurança. “Esta parceria foi firmada sem precisar deslocar policiais da ativa e dos que ainda estão exercendo funções diárias nas ruas. Todos os policiais que foram selecionados se destacaram durante sua vida militar e estaremos ainda garantindo a segurança do patrimônio estadual”, frisou.
Regina Rocha destacou a parceria com a SSP como de suma importância para o Ministério Público, de acordo com a procuradora, além de proteger o patrimônio, com a presença dos policiais, os servidores do MP se sentirão mais seguros para desempenhar suas atividades. “A medida será de grande valia. Estes policiais passarão por um treinamento que será ofertado pela própria Secretaria de Segurança. Além deles, os que já estão desempenhando o trabalho também passarão pelo mesmo treinamento para que atualizem os conhecimentos”, afirmou.
A procuradora Geral de Justiça afirmou que a previsão é que em um prazo de 40 dias, os policiais já estejam exercendo suas novas funções. Em novembro do ano passado, outro convênio assinado entre o Governo e MP já tinha destinado 130 policiais para trabalharem na vigilância de unidades do Ministério Público. Outros órgãos, como o Tribunal de Justiça também contam com o apoio de policiais da reserva para garantir a segurança dos prédios da instituição.