Secretário Pedro Fernandes na abertura da Conferência Intermunicipal em Lago da Pedra

As cidades de Pinheiro e Cururupu sediam, nestas quarta (10) e quinta-feira (11), as Conferências Intermunicipais de Educação, organizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE). Esta é a quarta rodada de conferências que estão acontecendo em diferentes regiões do estado.
Em Pinheiro, a conferência deverá reunir cerca de 450 participantes representantes dos sistemas de ensino, órgãos educacionais, entidades de classe, poder público e de diversos segmentos sociais dos municípios que estão jurisdicionados à Unidade Regional de Educação (URE). No município de Cururupu serão 420 representantes dos segmentos da educação, movimentos sociais e poder público na região.
Ao todo, serão realizadas 27 conferências envolvendo os 217 municípios maranhenses. O foco das conferências é a construção de proposições norteadoras para o Plano Estadual de Educação, visando a Conferência Maranhense de Educação (Comae), que acontecerá em agosto.

Lago da Pedra
Nesta terça-feira (9), foi encerra no município de Lago da Pedra a conferência de educação com a presença de 252 participantes das cidades de Lago de Junco, Lagos dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena e Paulo Ramos. O evento foi aberto, na segunda-feira (8), pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e contou com a presença de prefeitos da região.
Durante o encontro foram discutidos sete eixos, entre os quais a educação básica, profissional e superior, incluindo as etapas e modalidades de ensino, tendo foco a elaboração do Plano Estadual de Educação. No final foram escolhidos 42 delegados, sendo 14 da educação básica, 11 do ensino superior, nove da educação profissional, quatro representantes de movimentos sociais atuantes na região e quatro representantes das prefeituras.
As conferências intermunicipais de educação primam pela participação dos seguimentos locais para garantir o debate, com vistas à elaboração de políticas educacionais que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão.