Brasília - A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), entidade que defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores, acaba de entregar às autoridades pesquisa exclusiva, encomendada ao Ibope, que revela uma enorme insatisfação do brasileiro com as altas tarifas de energia elétrica. Nada menos que 80% dos cidadãos consideram cara a conta de eletricidade.
Segundo a pesquisa, 69% dos brasileiros querem ter o direito de escolher seu fornecedor de energia elétrica, como hoje ocorre na área de Telecomunicações, pois boa parte deles considera que a medida seria uma maneira eficaz para estimular a concorrência no setor e baixar as tarifas. "Já existem projetos de lei no Congresso Nacional que preveem a portabilidade da conta de luz", explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. "A liberdade de escolha do consumidor já é uma realidade nas economias desenvolvidas e é de fácil implantação no Brasil", complementa.
São dois os projetos de lei no Congresso Nacional. O primeiro é o PL 1917/2015 que dispõe sobre a portabilidade da conta de luz, as concessões de geração de energia elétrica e a comercialização de energia elétrica, de autoria dos deputados federais Marcelo Squassoni e Antonio Carlos Mendes Thame.
O outro é o PLS 232/2016 que dispõe sobre o modelo comercial do setor elétrico, a portabilidade da conta de luz e as concessões de geração de energia elétrica, do senador Cássio Cunha Lima. O PL 1917 de 2015 aguarda relatório do deputado Fábio Garcia (PSB/MT) na Comissão de Minas e Energia. O PLS 232/2016 aguarda relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) na Comissão de Assuntos Econômicos.
A pesquisa do Ibope mostra também que os cidadãos já reduzem o consumo de energia elétrica em suas residências, de maneira a evitar contas de luz mais caras. Não à toa, 78% dos brasileiros são favoráveis a campanhas sobre eficiência energética.
O levantamento do Ibope foi realizado durante o período de 18 a 22 de maio de 2017 com 2002 pessoas localizadas em 142 diferentes municípios em todo o Brasil. O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Sobre a Abraceel

Fundada em 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende a portabilidade da conta de luz para todos e conta com 80 empresas participantes. Essas empresas são responsáveis por 93,8% do volume de energia negociado pelas comercializadoras. O mercado livre atualmente atende 4.449 consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do País e são responsáveis por aproximadamente 65% do PIB industrial brasileiro.