Célio Roberto é natural do município de São José de Ribamar no Maranhão, tem 46 anos, casado e pai de três filhos. Ingressou na vida militar em 1988 no Curso de Formação de Sargentos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP – PMMA). Em 1995, fez o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, sendo graduado em Gestão de Riscos Coletivos na Academia de Bombeiros do Estado do Pará. É também Bacharel em Direito pela Faculdade do Maranhão (FACAM), especialista em Defesa Social e Cidadania (Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará), em Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário e em Políticas Públicas, ambas no Ceará.
Entre as funções públicas que exerceu, estão as de Comandante do 3º Grupamento Bombeiros Militar (GBM) em 2002; Secretário Executivo de Defesa Civil (2007);      Comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) em 2008. Foi Corregedor Adjunto da Corregedoria do Sistema de Segurança Pública SSP (2009) e Diretor de Pessoal e Finanças (2011). Em 2013, ocupou o cargo de Diretor de Apoio Logístico e atualmente respondia como Subchefe do EMG, até assumir o Comando Geral da Corporação.
Possui, em seu currículo, os cursos de Bombeiros de Aeródromo na                            Força Aérea Brasileira; de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Equador; de Emergência Médica (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal); de Corpo de Voluntários de Emergência pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária; de Comandante de Incidentes, ministrado pela Guarda Costeira Americana; de Operação de Equipamentos de Salvamento e Resgate; Curso de Oficial de Comunicação na Escola de Comunicações do Exército do Rio de Janeiro; Curso de Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave e Ameaça de Bomba na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária;  Formação em Defesa Civil pela Secretaria Nacional de Defesa Civil  de Santa Catarina; de Piloto de Embarcação; Curso Operacional de Defesa Civil na Secretaria Nacional de Defesa Civil – Brasília/DF; e o Curso de Gestão Pública com Foco em Segurança Pública.
Dentre as várias condecorações ao longo de sua trajetória profissional, merecem destaque a Medalha “Simão Estácio da Silveira”, concedida em 2007 pela Câmara de Vereadores de São Luís, em virtude dos relevantes serviços à frente da Defesa Civil Estadual no atendimento às vítimas atingidas pelas enchentes do Rio Bacanga, que na época vitimou centenas de famílias dos bairros Sá Viana e Salinas do Sacavém; e as medalhas do Mérito “Alferes Morais Santos” (2008), mais alta comenda do CBMA e a “Brigadeiro Falcão”, em 2009, maior condecoração da Polícia Militar do Maranhão.