As principais rotas turísticas maranhenses estão sendo apresentadas a jornalistas e operadores de turismo nacionais e internacionais. A programação inclui passeios pela cidade de São Luís, Alcântara e Lençóis Maranhenses e integra as ações da 21ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM). A feira de negócios foi encerrada no Ceprama, na noite de quinta-feira (10), mas a programação do evento prossegue até este domingo (13), com a viagem.
A jornalista brasileira Cristina Lira afirmou estar muito satisfeita com o evento e com o estado anfitrião. “Até agora tudo o que vi está superando as expectativas. O povo maranhense é muito hospitaleiro, prestativo e os preços nos bares e restaurantes são acessíveis”, revelou. Ela é de Natal (RN), onde produz reportagens turísticas para O Jornal de Hoje e abastece um blog com curiosidades diversas dos lugares que percorre.
Cristina Lira disse que os leitores que acompanham seu blog esperam por informações que vão além das belas paisagens. “Sempre escrevo sobre as impressões que tive do lugar, os preços das pousadas e restaurantes, atendimento ao público, os melhores passeios, tudo o que pode facilitar a vida dos turistas. Espero levar também mostrar uma boa impressão dos Lençóis”, acrescentou.
“Conheço os mais belos lugares do mundo, cheguei a fazer um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses, mas somente agora terei a chance de conhecer, de andar pelo lugar”, declarou o jornalista Antonio Euryco. A viagem será divulgada no jornal Brasilturis Journal, site e pela TV, via internet. “Sempre tive grande curiosidade, pois os Lençóis estão entre as quatro maiores belezas naturais brasileiras, que incluem também as Cataratas do Iguaçu, Amazônia e Fernando de Noronha”, afirmou.
Para Antonio Euryco, ações como a BNTM ajudam na busca de soluções para problemas que ainda entravam o turismo nas regiões onde a feira é realizada. “Hoje, o Brasil é o 18º maior país emissor de turistas no mundo, pois sai mais em conta viajar para o exterior do que conhecer as mais belas paisagens brasileiras. Com a BNTM, a expectativa é que as operadoras, como é o caso da CVC que agora está divulgando os Lençóis na Rota das Emoções, promovam pacotes acessíveis para atrair os turistas brasileiros”, reforçou.
O operador de turismo da Oi Brasil Tour Operator, Henrik Nielsen, observou que ainda sente falta de divulgação do Maranhão em alguns países da Europa. “Na Escandinávia, mais especificamente na Dinamarca, pouco de se sabe sobre os Lençóis Maranhenses, pois a maioria procura pacotes para os destinos mais tradicionais do Brasil”, explicou.
Henrik Nielsen relatou, ainda, que veio ao Maranhão há 15 anos, e percebeu que muita coisa mudou nesse período. “Seria mais fácil atrair turistas estrangeiros se houvesse um voo internacional semanal. Isso se confirma pelos dados apresentados em Natal (RN), que registrou queda nos índices de turistas desde que foram reduzidos os números de voos internacionais”, destacou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14401
Comentários