Sorrisos e esperança de um futuro melhor é o que se vê nos rostos das cerca de 500 pessoas, entre idosos e crianças, atendidas pela Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, em São Luís, que foi completamente reconstruída, ampliada, equipada e entregue na última semana à comunidade. Já em Imperatriz um time cheio de disposição lotou a Associação Maranatha de Assistência Social, que também foi reformada e equipada, para melhorar o atendimento para o Projeto “Futebol Bola para Frente”.
Essas e outras realizações só foram possíveis graças à parceria entre CEMAR e BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que também deve mudar para melhor a vida de centenas de crianças de mais instituições beneficentes nos municípios de Bacabal e Timon. Foi um milhão de reais investido em ações de responsabilidade social.
Trabalhar com ações que visem o bem estar social tem sido prioridade de várias organizações ao eleger projetos para concessão de apoio. É nessa perspectiva que a CEMAR lança um projeto de intervenção social com foco no desenvolvimento da educação e da cultura. O projeto tem por objetivo construir ou reformar quatro instituições beneficentes em municípios diferentes, afim de melhorar a qualidade de vida das famílias maranhenses atendidas pelas instituições contempladas.
A CEMAR acredita que pela educação seja possível mudar a realidade de uma população e decidiu fazer investimentos de melhoria ou construção nas seguintes instituições: Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, em São Luís, que foi totalmente reconstruída e entregue no último dia 16; no Projeto Futebol Bola para Frente, em Imperatriz, que teve suas instalações reformadas e entregues no último dia 18; no Centro Educacional São Raimundo Nonato, em Timon, que recebeu reforma geral e será entregue no próximo dia 25, e na Creche Mãe Firmina, em Bacabal, que antes funcionava em uma estrutura feita de taipa e está sendo construída de alvenaria, equipada e será entregue em breve.
O presidente da Associação Carente São Benedito, José Evangelista, que mantém atividades sociais que atendem mais de 500 pessoas no Bairro de Fátima e áreas próximas, em São Luís, comentou sobre a importância da parceria e a evolução da associação. “No passado trabalhávamos nas ruas e em terrenos baldios, mas ao logo dos anos avançamos em uma escala ascendente e todos que conhecem o trabalho da associação se encantam. Hoje a nossa realidade é outra. Com essa ajuda da CEMAR nós conseguiremos desenvolver o nosso trabalho em um espaço mais estruturado e com melhores condições a oferecer para a comunidade. A nossa perspectiva hoje é muito melhor que há um tempo”, avalia Evangelista.
Estiveram presentes no evento, além de pessoas da comunidade do Bairro de Fátima, pais e responsáveis por crianças assistidas pela associação, lideranças comunitárias, as diretorias da Associação e da Companhia Energética do Maranhão. Para Augusto Miranda, presidente da CEMAR, que desenvolveu a parceira com o BNDES, o maior destaque é para o trabalho constante das lideranças da associação. “Maior que o apoio da CEMAR, é importante destacar que o grande feito desta parceria é a participação da comunidade e o envolvimento dos diretores da entidade, senhor José Evangelista e da senhora Andrelina, que com amor e carinho, criaram esse projeto que beneficia a comunidade dessa região. A CEMAR apenas cumpre o seu papel social de apoiar causas relevantes como essa”, destacou o presidente.
As entidades beneficiadas, além da reforma, construção ou reconstrução física de seus prédios, recebem também mobília adequada para suas atividades, eletrodomésticos e acessórios educativos, segundo suas áreas de atuação e necessidades. Algumas das organizações beneficiadas foram contempladas, por exemplo, com quadra, campo para a prática de esportes, cantina, secretaria, playground, reforma do ônibus escolar, brinquedoteca, e até sistema de abastecimento de água.
Trabalhando como agente social, a CEMAR busca construir uma cidadania compartilhada, contribuindo para diminuir os impactos das desigualdades sociais. O objetivo dos investimentos realizados em parceria com BNDES em projetos e ações sociais é promover benefícios mútuos entre a Companhia e a comunidade, melhorando a qualidade de vida de todas as partes envolvidas.