São Luís - Uma parceria entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública, (SSP), de Ciência e Tecnologia, (Sectec), e Educação (Seduc), proporcionará aos alunos das unidades de ensino da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, aulas de reforço escolar.
O programa Aula do Futuro 2012, desenvolvido pela Sectec e Seduc, será implantando no segundo semestre e atenderá aos alunos da 3ª serie do Ensino Médio dos colégios militares.
O projeto foi apresentado aos diretores das escolas, durante reunião na manhã dessa quarta-feira (11), na sede da SSP, na Vila Palmeira, em São Luís. Presentes, o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP, coronel Antonio Roberto e representantes da Sectec/Universidade Virtual do Maranhão (Univima). Eles explicaram aos gestores a importância do projeto bem como a metodologia que será aplicada e execução do programa.
Serão contempladas, as unidades dos colégios Militar Tiradentes de São Luís, Bacabal e Imperatriz, todos da Polícia Militar e também alunos do Colégio Militar 2 de Julho do Corpo de Bombeiros, localizado na capital maranhense.
Para o coronel Antonio Roberto, a implantação do programa nos colégios militares trará resultados satisfatórios para o processo de formação dos alunos. “Os estudantes dos colégios militares sempre obtêm bons resultados no Enem. Estamos unindo esforços para que os alunos possam estar preparados para disputar uma vaga nas Universidades com alunos de qualquer escola”, frisou.
Ainda segundo o coronel, o programa poderá ser estendido a moradores que residem próximos aos polos onde acontecerão as aulas. De acordo com o secretário-adjunto, todo o sistema de segurança, seguindo as diretrizes do Governo Federal, desempenhará funções e projetos sempre em conjunto para atender a comunidade.
A implantação de projetos de cunho sociais, na visão do coronel, ajudam a reduzir a criminalidade, pois impedem que jovens e adolescentes sejam atraídos para o submundo do crime. Durante o funcionamento do programa, alunos da 3ª serie do Ensino Médio receberão via plataforma da Sectec, aulas de reforço escolar nas áreas de português e matemática.
Cada aluno receberá no início das aulas, todo o material didático gratuito. De acordo com a coordenação do projeto, a seleção para a contratação dos professores está em fase de finalização. O intuito é que o corpo técnico tenha experiência com processos seletivos. Nesta fase cada turno terá 20 alunos.
Estiveram presentes, também, Daniele Vieira, coordenadora do Programa Aula do Futuro; Leandro Jansen, Antonio Ricardo, José de Ribamar Costa, diretores dos colégios militares de Bacabal, Imperatriz e São Luís; Julio Coelho Soares, do Colégio Militar 2 de Julho; o diretor da Academia Integrada de Segurança Pública, delegado Mauro Bordalo; e os diretores das Academias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel Raimundo de Jesus, e major Abner Ferreira.