Ter boas práticas no consumo de energia elétrica se torna uma atitude indispensável, principalmente, aos moradores de condomínios residenciais. Se a regra do momento é economizar para que o orçamento mensal não fique apertado ou comprometido, a Companhia Energética do Maranhão organizou algumas dicas pertinentes para economizar no consumo de energia elétrica.
A coleta seletiva é uma boa proposta para quem, além de economizar, deseja ajudar ao meio ambiente trocando os resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia. Outra orientação importante é a instalação dos sensores de presença em locais coletivos como corredores, áreas de lazer, brinquedotecas e academias.
As lâmpadas podem representar até 25% no consumo de energia, portanto troque as incandescentes e fluorescentes por LED e procure sempre aproveitar a luz natural do ambiente. Pintar as paredes com cores claras ajuda a refletir melhor a luz e reduz o uso da iluminação artificial.
É indispensável difundir a ideia de que chamar dois elevadores ao mesmo tempo não ajuda a economizar e que usar as escadas pode se tornar um hábito saudável. E para os elementos decorativos, manter as cascatas de piscinas e chafarizes apenas em momentos apropriados.
Praticar atos sustentáveis permite que os desperdícios sejam evitados, o que, consequentemente, representa uma economia imediata nas faturas de energia elétrica. (Assessoria de Imprensa da Cemar)