Vaticano – As primeiras palavras proferidas pelo papa Francisco, logo após o anúncio de sua escolha, ontem (13), como sucessor de Bento XVI, indicam que ele que pretende ser próximo do povo e buscar a unidade da Igreja Católica Apostólica Romana por meio do diálogo e do amor. Em breves palavras para os que o aguardavam, na Praça São Pedro, o papa pediu que rezem por ele, pois é um sacerdote. Em seguida, rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria com os fiéis reunidos na praça.
“O caminho da Igreja da Roma é o caminho de fraternidade e do amor”, disse o papa eleito. “É necessário vivermos como uma grande irmandade. E que esse caminho que começamos seja usado para a evangelização. Agradeço a todos”, disse.
Em seguida, o papa Francisco acrescentou que: “Quero que vocês vejam a figura do papa como um de vocês. Peço que todos rezem por mim, pois sou um sacerdote. Boa noite e bom repouso”. No Vaticano, os religiosos lembram que São Francisco, cujo nome foi adotado pelo cardeal argentino, foi o santo que se determinou a reconstruir a Igreja.
O papa Francisco assume a Igreja no momento em que ela é alvo de denúncias de abusos sexuais e desvios de recursos. Também enfrenta pressão por reformas internas.
Simpático e sorridente, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, sucede o papa Bento XVI, que renunciou ao pontificado no dia 28 de fevereiro. Ainda não foi confirmada a data da cerimônia de coroação do papa Francisco, mas espera-se que seja na próxima terça-feira (19). (Renata Giraldi)
SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA
“Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Sl 118,26)
Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I.
O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco I ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.
A eleição de Francisco I revigora a Igreja na sua missão de “fazer discípulos entre todas as nações”, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer “Sim” a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: “Cuida das minhas ovelhas” (cf. Jo 21,17).
Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.
A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.
Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.
Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.
Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.
Bem-vindo Francisco I! A Igreja no Brasil o abraça com amor!
Dom Belisário José da Silva Dom Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo de São Luís Bispo Auxiliar de Brasília
Vice-Presidente da CNBB Secretário Geral da CNBB
Comentários