Estudantes acompanham atentamente os esclarecimentos e orientações sobre prevenção de doenças

João Lisboa - A saúde tem sido um dos desafios da administração do tucano Jairo Madeira em João Lisboa. Neste início de governo, tem buscado parcerias para amenizar a situação e melhorar o atendimento.
Pensando nesta proposta, foi realizado na Escola Nicolau Dino, no bairro Mutirão, importante reunião com a presença de profissionais do NASF - Núcleo de Saúde da Família, entre outros.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Município, Carla Rocha, alunos e educadores receberam orientações sobre prevenção de vários tipos de doenças, principalmente a dengue.
"Estes alunos, em sua maioria, têm entre 12 e 17 anos e são importantes parceiros nestas ações da Secretaria de Saúde. Além disso, eles são nossos interlocutores, repassando essas informações aos pais e ao restante da comunidade", confirmou.
A coordenadora do PSF no município, Carla Rocha, lembrou na oportunidade que a aproximação entre profissionais da saúde e a comunidade vai sempre acontecer, inclusive com visitas às escolas para constatar a realidade de cada aluno.
A diretora da Escola Nicolau Dino, professora Eva Magna, que recentemente teve um filho com suspeita de dengue hemorrágica, fez um alerta à população e disse que a prevenção à doença é a melhor medida a se tomar.
"A palestra veio em um momento importante aproveitando o início do ano letivo de 2013. São palestras como essa que tiram muitas dúvidas dos estudantes e da comunidade", disse.
A diretora do posto de saúde do bairro Mutirão, Rita Faustino, disse que os esclarecimentos foram entendidos pelos alunos e que certamente serão repassados aos pais.
Carla Rocha disse que os esclarecimentos junto à comunidade e a semana de mobilização do Programa Saúde na Escola realizada no município têm contribuído para melhoria e discussão da saúde no município.
As equipes de saúde fizeram acompanhamento de vários alunos da rede municipal de ensino, onde foram repassadas informações sobre obesidade, DST, AIDS, drogas e outros.
Carla Rocha lembrou que a melhoria da saúde teve início  no primeiro dia do governo do prefeito Jairo Madeira e em fevereiro teve início o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Além dos agentes de endemias e coordenadores de diversos programas, a ação contra o mosquito da dengue em João Lisboa vem contando ainda com a presença de voluntários, o que ajuda no processo de divulgação do combate. (Assessoria)