Um dos maiores medos do ser humano é o de falar em público, ultrapassando até mesmo o medo da morte. Esse temor tem causas emocionais como baixa autoestima, medo de rejeição e da crítica, são pessoas que tem autoimagem negativa e não querem se expor. Apenas 95% da população tem o dom da fala e consegue se comunicar naturalmente. Para você que tem medo de falar em público, saiba que há como dominar, colocando em prática algumas estratégias.
Em visita a Imperatriz a professora e palestrante motivacional Cíntia Lopes, autora da obra "Transforme seu medo em poder: como fazer apresentações de sucesso", dá algumas dicas importantes para fazer uma apresentação de sucesso, ao defender um argumento, um produto e até mesmo a defesa de monografia. A primeira é trabalhar autoimagem, reconhecendo as qualidades e identificando o que há de bom em sua comunicação. A segunda dica é conhecer profundamente o assunto que precisa defender, assim ganha confiança e sente-se seguro. A terceira é a prática constante, valendo até treinar na frente do espelho. A palestrante coloca que a principal regra do comunicador é ser natural e simples, o restante se adquire com treino e prática. Seguindo esses passos, o medo e o nervosismo diminuem.

Para uma boa defesa do trabalho de conclusão de curso

Para os estudantes que vão defender monografia, a dica que a autora sugere é estruturar bem o trabalho, com início, meio e fim. Começar cumprimentando as pessoas, depois falar sobre a relevância do tema, dividi-lo em duas ou três partes e finalize com uma mensagem somente. A estrutura faz as pessoas entenderem e não se confundirem, os 12 segundos iniciais são fundamentais para o ouvinte decidir se vai ouvir ou não. "O aluno precisa mostrar que domina o assunto para ter credibilidade, deve treinar bastante para tornar-se natural, tomar cuidado com os gestos, postura, usar uma roupa adequada e olhar nos olhos os professores da banca, para que a apresentação não se disperse".
Outra dica é conhecer as regras gramaticais e a cada palavra que usar ter pelo menos 12 palavras relacionadas, seguidas de muita leitura, assim terá um vocabulário vastíssimo e não vai necessitar recorrer a improvisação. Segundo Cíntia Lopes, as pessoas são avaliadas por quatro coisas: pelo conteúdo da fala, forma como diz, aparência e o que fazem.
Natural de Blumenau-SC, Cíntia Lopes está em Imperatriz para lançar a terceira edição do livro "Transforme seu medo em poder: como fazer apresentações de sucesso". O livro, em fase de finalização, apresenta estratégias para superar o medo e melhorar a autoimagem ao falar em público. A autora, que tem mestrado em Psicologia pela UFSC, é palestrante motivacional e consultora corporativa na área de gestão, comunicação e comportamento. (Ascom UFMA Imperatriz)