Vereadores entregam título de Cidadão Montealtense ao padre Brandão

Gil Carvalho

Montes Altos – A solenidade de entrega do título de Cidadão Montealtense ao padre Raimundo Rodrigues Brandão aconteceu nessa sexta-feira (5) no plenário Laura Rocha Ferraz, da Câmara Municipal de Montes Altos. A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade através do decreto legislativo nº 03/2014.
O vereador Nilton Paixão Gomes (PDT), o Nil Gomes, destacou o trabalho social e religioso realizado pelo padre Brandão, que não mediu esforços para intermediar o conflito agrário que ameaçava expulsar mais de 200 famílias de produtores rurais de Montes Altos. “A comunidade sentirá muito sua falta, pois sabemos que será transferido para o município de São João do Paraíso”, disse.
Em sua fala, a vereadora Zenira Miranda (DEM) considerou louvável a iniciativa de reconhecer o trabalho prestado pelo padre Brandão à população do município de Montes Altos. “Sem medir esforços, levou projetos sociais, religiosos e humanitários a todos os cantos do município nesses últimos dois anos”, disse.
Já o vereador Aristides Aguiar (PMDB) assinalou os ‘embates’ enfrentados pelo padre Brandão, que lutou pela revitalização da réplica da torre de pisa, símbolo do cartão postal da cidade, que ameaçava desabar devido à falta de manutenção. “Ele (padre) mobilizou a sociedade, a imprensa e as autoridades no sentido de recuperá-la (torre), devolvendo-a para nossa gente esse belíssimo cartão postal”, frisou.
O vereador Raimundo Lima de Moraes (DEM), o Raimundo da Firmeza, lembrou que “desde o primeiro momento o padre Brandão foi carinhosamente acolhido pela comunidade montealtense, fazendo parte da história da cidade ao ser agraciado com esse título de cidadania”. “Queremos agradecê-lo por tudo que tens feito pelo nosso povo nas áreas religiosa e social”, completou.
Santuário – O padre Brandão é um dos responsáveis pela criação do Santuário de Nossa Senhora da Serra, localizado no interior do município de São João do Paraíso. O lugar atrai religiosos de várias regiões e, anualmente, é realizado o festejo em honra à santa, atraindo milhares de fiéis da região Tocantina.