Um acordo inédito firmado entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) e a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) permitirá que os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que serão instalados em São Luís, estejam capacitados para atender reclamações de pessoas que visitam a cidade.
A secretária de Turismo, Delma Andrade, disse que o serviço a ser oferecido por meio do acordo representa uma medida de respeito ao turista e faz com que ele retorne em busca de novas experiências. “A oferta de oportunidade de proteção ao consumidor é importante para a imagem que uma pessoa tem do lugar que visita”, disse.
Para o diretor do Procon, Duarte Junior, a situação do consumidor em viagem tem de ser resolvida rapidamente, principalmente do estrangeiro que corre o risco de retornar a seu país de origem sem obter uma solução.
O primeiro CAT de São Luís será instalado no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e funcionará 24 horas por dia, servindo de modelo para os demais. Para garantir a qualidade do atendimento, os guias que trabalharão na unidade receberão treinamento apropriado. O objetivo da proposta é elevar a satisfação do visitante.
Além de prestar informações, os CATs farão outros atendimentos ao consumidor turista.
Guia do Consumidor Turista
A iniciativa da Secretaria de Turismo e do Procon parte de uma diretriz do Governo Federal, que está empenhado em cobrar do setor turístico a excelência na prestação de serviços. Uma das iniciativas realizadas pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi o lançamento do Guia do Consumidor Turista.
O documento foi elaborado para orientar os turistas estrangeiros e brasileiros sobre seus direitos em relação a transportes, pacotes de turismo, hospedagem, telefonia, alimentação e lazer. Para baixar o Guia, basta acessar o site pt.slideshare.net/justicagovbr/guia-para-o-consumidor-turista.
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