São Luís - Profissionais do turismo começaram a chegar nesse domingo (6), em São Luís, para a abertura da 21ª BNTM (Brazil National Tourism Mart), que acontece de quarta-feira (9) a domingo (13), no Centro de Produção e Comercialização Artesanal do Maranhão (Ceprama - Madre Deus).
No total, serão cerca de 450 operadores, fornecedores e jornalistas brasileiros e estrangeiros convidados para a bolsa de negócios no Maranhão, que recebe, nesta edição, profissionais de pelo menos 35 países e de outros estados nordestinos.
Thier Telin, operadora da França, disse que pela primeira vez visita a capital maranhense e espera conhecer o potencial turístico e cultural que o estado possui. “Estou ansiosa para conhecer o paraíso dos Lençóis Maranhenses, além da cultura, dois dos produtos bastante difundidos no exterior”, destacou.
Já para o operador brasileiro Cauê Boaventura, que mora há 12 anos na Suíça e veio com uma comitiva do país, a feira é uma vitrine de grande importância e vai possibilitar o intercâmbio entre os produtos.
“Estamos impressionados com a história e riquezas naturais que o estado tem a oferecer, especialmente o ecoturismo e turismo de aventura, que certamente agora passarão a fazer parte dos nossos encartes”, assinalou o operador da Monde Voyages.
Além de São Luís, todos os participantes devem conhecer até o dia 13, equipamentos e atrativos turísticos do município de São José de Ribamar e dos Lençóis Maranhenses. Os visitantes, segundo explicou o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, serão divididos em três grupos, de acordo com a chegada ao Maranhão.
“Um evento desse porte é uma excelente oportunidade para que os profissionais do setor conheçam os atrativos do nosso estado e, assim, tenham mais subsídios na hora de fazer suas indicações”, declarou. (Keith Almeida)