O Exército Brasileiro, através do 50º Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Capitão - Mor Moniz Barreto”, realizou, no período de 30 de maio a 3 de junho, a Operação Dínamo IV de Fiscalização de Produtos Controlados, com apoio das interagências locais. Foram fiscalizadas 20 empresas que utilizam ou possuem material explosivo, de controle do Exército Brasileiro.
Foram realizadas ações nos municípios de Grajaú, Porto Franco, Amarante do Maranhão, Estreito e Riachão, no Estado do Maranhão, e Araguatins, Xambioá, Aragominas, Palmeira do Tocantins e Araguaína, no Estado do Tocantins. As empresas fiscalizadas estavam com seus estoques e documentação de acordo com a legislação exigida e não foram encontradas irregularidades nessa região de atuação.
o principal objetivo da operação foi evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas. A operação estava inserida do exercício do Poder de Polícia Administrativa do Exército, conforme preconiza a Lei, e em perfeita sintonia com as diretrizes do Ministério da Defesa, na medida em que coopera com as ações de Físcalização de Explosivos e Produtos Correlatos.
A realização dessa operação faz parte de um conjunto de medidas que vem sendo adotado pelo Exército Brasileiro, para tornar cada vez mais eficiente a fiscalização sobre o exercício de atividades com explosivos.