Em evento realizado, na noite desta segunda-feira (26), na Embaixada do Brasil, na França, membros da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) entregaram ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, sob o testemunho de representantes dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe, o certificado simbólico que confirma o reconhecimento internacional da ampliação da zona livre de febre aftosa do país.
A certificação é a principal pauta para os representantes brasileiros que participam da 82ª Assembleia Geral da OIE, iniciada no domingo (25), e que comemora os 90 anos de fundação da entidade.
A entrega simbólica foi uma forma de aproximar os representantes dos estados do documento de certificação, que será entregue oficialmente nesta quinta-feira (29), durante a plenária da Assembleia Geral. “Ver o certificado foi ver concretizada a nossa luta de tantos anos, não apenas dos pecuaristas, mas do Governo do Estado que, nos últimos anos, tratou essa questão como prioridade, dando todas as condições para que buscássemos essa nova classificação sanitária. E mais gratificante, ainda, foi receber o reconhecimento do Ministério e dos outros estados pela postura de liderança que o Maranhão assumiu desde o início do processo; nosso trabalho foi ressaltado como referência. Isso foi muito gratificante”, comemorou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo. Além do secretário, representam o Governo do Estado o adjunto da Secretária de Estado de Agricultura. Pecuária e Abastecimento, Raimundo Coelho de Sousa e o diretor geral da Aged-MA, Fernando Lima. ( Raquel Araújo)
Publicado em Regional na Edição Nº 15013
Comentários