A conclusão das obras do Centro de Ensino Salomão Cury-Rad, em Senador La Rocque, pôs um fim a superlotação das salas que existia na antiga escola. "A escola que eu entrei era cedida, a gente tinha que chegar cedo para conseguir cadeira porque não tinha espaço. Fazia muito calor, tinha gente que até passava mal. Agora, a gente tem cadeira boa e tem lugar para todo mundo. Não tem mais superlotação e é um espaço muito confortável. Queria agradecer ao Governo do Maranhão por me dar uma oportunidade de estudar em uma escola dessa", declara a aluna Thaísa Miranda Lima.
Antes da obra, muitos estudantes optavam por estudar em outras cidades por causa da estrutura da antiga escola. A estudante Kevila de Sousa Pereira é uma delas. Antes, ela saía de Senador La Rocque para Imperatriz para poder estudar, percorrendo todos os dias quase 60 quilômetros. "Tinha que pegar ônibus todos os dias, pagando passagens. Aqui é mais perto, diminuiu o custo da passagem. É uma economia significativa para os meus pais", disse. Assim como ela, são mais de 30 alunos que deixaram de viajar em busca de educação.
Os serviços realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) contemplam um novo prédio com uma estrutura ampla, confortável e moderna, com dez salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, cantina, administração, sala dos professores, depósito de alimento, almoxarifado. Foi construída também uma subestação de energia para dar suporte aos aparelhos de ar condicionado instalados nas salas.
A gestora Wslethy Santos acrescenta que a comunidade escolar esperava pela obra desde que a escola foi fundada, há mais de 20 anos. "Fui aluna, professora, hoje sou gestora e mãe de aluna. Então pra mim é uma satisfação muito grande porque quando era aluna, fiz parte dessa luta, participava de manifestação pela construção. Agora que esse sonho se concretizou é uma felicidade muito grande para mim e para toda a cidade", afirmou.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, falou sobre a importância da iniciativa. "Estamos marcando profundamente e de forma positiva a educação pública do Maranhão. São décadas de atraso ficando para trás, não só em Senador La Rocque, mas em todo o estado. São 800 escolas no Maranhão que receberam melhorias na infraestrutura, permitindo que nossos alunos e servidores tenham plenas condições para estudar e trabalhar de maneira confortável e digna", enfatizou.
Hoje são 795 estudantes matriculados no CE Salomão Cury-Rad, mas o local possui estrutura para receber mais de mil alunos. Além disso, todo o espaço possui as adequações necessárias para receber pessoas com deficiência física, garantindo mais inclusão social.
A professora Graça Medrado foi uma das primeiras funcionárias da escola e é só felicidade com o novo local de trabalho. "Estou muito feliz. É um grande sonho realizado dos professores e alunos. O espaço aqui é maravilhoso. Aqui nós temos alunos da rede particular que migraram para a nossa escola, dada a qualidade da estrutura. A gente só tem a agradecer", declarou. (Janaína Amorim - Secap)
Publicado em Regional na Edição Nº 16349
Comentários